Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/08/2017 - 17h30min

Mauro De Nadal renova convicção na eficiência de modelo de governo desconcentrado

Imprimir Enviar

O líder do PMDB, deputado Mauro de Nadal renovou na Assembleia Legislativa a confiança na eficiência de um modelo de governo desconcentrado, como criou o ex-governador Luiz Henriqueda Silveira em Santa Catarina em 2002. Admitindo que a proposta de descentralização com as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) foi retirada de sua formatação original e perdeu eficiência, o parlamentar sugeriu que o debate é necessário, sem a cogitação de voltar atrás com um modelo concentrado de tomadas de decisão na Capital.

Representante do extremo Oeste, Mauro de Nadal disse que de início chegou a duvidar quando Luiz Henrique anunciou que a responsabilidade sobre prioridades locais caberia aos conselhos regionais de desenvolvimento, com participantes da sociedade civil organizada e espaço cativo dos prefeitos e presidentes de câmaras municipais.

A proposta ganhou força já nos primeiros anos de administração do ex-governador. Ele citou o exemplo da pequena Santa Terezinha do Progresso, que ganhou acesso pavimentado de 23 quilômetros desde Maravilha a partir de decisão colegiada. O mesmo valeu para o Hospital Regional do Oeste, que atende a população de 50 municípios em São Miguel do Oeste. Outro exemplo foi o incentivo ao turismo, com o acesso à estrutura de Ilha Redonda, em Palmitos.

Mauro de Nadal admite o debate mas lembra que a solução para a desconcentração administrativa também deu certo na estrutura do município de São Paulo, e há 17 anos vem sendo aprimorado na Espanha. Argumentou também que dos 1737 servidores lotados nas atuais 36 agências de desenvolvimento somente 353 ocupam cargos comissionados. Segundo ele essa estrutura não pode ser acusada por problemas administrativos do Estado.

“Podemos repensar o modelo, não adescentralização administrativa",  sublinhou.

--

Assessoria de Imprensa
Gabinete Deputado Mauro De Nadal

Acompanhe Mauro de Nadal


Mauro de Nadal
Voltar