Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/11/2020 - 18h01min

Marlene exalta a ampliação da representatividade feminina nas eleições

Imprimir Enviar
Deputada Marlene Fengler na sessão ordinária virtual
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A deputada Marlene Fengler (PSD) manifestou-se nesta terça-feira (17) em plenário para destacar as mulheres que se elegeram em Santa Catarina e a todas que "tiveram a coragem de encarar o desafio e são exemplo, um estímulo e uma motivação para que mais mulheres participem dos próximos pleitos". A parlamentar considerou que houve participação efetiva de candidatas e que as mulheres começam a conquistar um espaço maior no cenário político estadual e nacional. Citou o exemplo de Florianópolis, que elegeu cinco vereadoras, um percentual histórico e expressivo nacionalmente. Observou que houve uma mudança de paradigma nesta eleição.“Vamos ter muito mais mulheres participando, na Assembleia e em outros espaços”, previu.

Em Santa Catarina foram eleitas 28 prefeitas, ou 28,57% das 98 mulheres que se candidatam à majoritária. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 9,6% dos municípios catarinenses serão chefiados por prefeitas e 12,2% em todo o país. Os números apontam um crescimento de mulheres eleitas no estado em relação a eleição de 2016, quando 8,4% conquistaram mandatos nos Executivos municipais, e de 7%, em 2012. No Brasil, 12,2% das lideranças dos municípios serão exercidas por mulheres.

O percentual ainda é pequeno, na opinião da deputada, ao considerar, porém, "que houve avanços e é provável que a cada nova eleição seja ampliada a representatividade feminina". Marlene disse também que "justiça social se constrói com igualdade de direitos", lembrando que as mulheres representam mais da metade da população e do eleitorado, mas que isso ainda não se traduz na representatividade política. "Essa profunda sub-representação, que temos tido dificuldade para superar, reduz a possibilidade de que mais da metade da população tenha sua experiência e seus interesses levados em conta", sintetizou. 

Ao defender maior participação de mulheres no cenário político, Marlene disse acreditar que a presença feminina traz equilíbrio para a política, mais sensibilidade e empatia. Ao finalizar sua fala, a deputada parabenizou as mulheres que conquistaram vagas nos executivos e legislativos municipais e agradeceu a todas, independentemente de partidos, que aceitaram concorrer e fizeram a sua parte.


Rossani Thomas
Assessoria de Imprensa Dep. Marlene Fengler
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2692 / (48) 9 9963 3236
rossanithomass@gmail.com


 

  

Voltar