Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/09/2019 - 17h49min

Marlene anuncia novos cursos nos dois anos do EaD da Escola do Legislativo

Imprimir Enviar
Deputada Marlene Fengler concede entrevista sobre os dois anos do EAD da Escola do Legislativo

A deputada Marlene Fengler (PSD), presidente da Escola do Legislativo, anunciou nesta quarta-feira (4) a oferta de mais quatro cursos gratuitos na plataforma de ensino a distância da instituição, em parceria com a Academia Judicial do Tribunal de Justiça. Um deles, Feminicídio e Questões de Gênero, tem como principal objetivo promover a reflexão e a análise da violência contra as mulheres e o estudo dos mecanismos legais para o enfrentamento do problema. Embora com um viés mais voltado aos operadores da Justiça e especialistas forenses, qualquer pessoa que atue com questões relacionadas ao tema ou interessados no assunto pode se inscrever.

A parlamentar considera que o curso sobre feminicídio vai complementar ações que já estão sendo feitas pela Assembleia Legislativa e outros órgãos para enfrentamento do problema. "É mais uma ferramenta de qualificação para quem atua na rede de enfrentamento e combate à violência contra as mulheres", destacou, ao lembrar que só neste ano, até agora, 38 mulheres foram vítimas de feminicídio em Santa Catarina.

Os outros três novos cursos, que se somam aos 22 já disponíveis, são de Relações Interpessoais, Língua Portuguesa e de Introdução aos Tratados Internacionais de Direitos Humanos.

Marlene ressaltou que o principal desafio da instituição é transformar em cursos online parte dos eventos presenciais realizados atualmente pela Escola. Só neste ano, até a primeira semana de agosto, a Escola do Legislativo realizou 230 encontros presenciais, entre seminários, palestras, congressos e outros, para um público superior a 15 mil pessoas. "Com a transformação de cursos presenciais em EaD, vamos atender um número muito maior de pessoas e atingir todos os municípios catarinenses. Teremos muito mais capilaridade", enfatizou.   

Lançada há dois anos, em 5 de setembro de 2017, a plataforma EaD da Escola do Legislativo já conta com 33.503 usuários cadastrados e o número de inscritos em cursos alcançou 55.355 até 31 de agosto deste ano. O maior número de participantes, 42.979, é de Santa Catarina, mas o relatório mostra que há participantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Além de anunciar a inclusão de novos cursos na grade EaD, totalizando 26 ofertados na plataforma, a presidente da Escola também informou que a as inscrições para os cursos de setembro estarão abertas entre esta quinta-feira (5) e dia 16. Os interessados podem se inscrever em um ou mais cursos disponíveis, acessando o site ead.escola.alesc.sc.gov.br.


Cursos de setembro

Administração do Tempo

Análise e Melhoria de Processos

Criatividade e Inovação

Elaboração de Termo de Referência, Editais e Contratos

Feminicídio e questões de gênero

Gestão de Contratos

Gestão de Projetos

Licitação

Noções de Direito Admin. II

Planejamento Estratégico

Políticas Públicas e Indicadores Sociais

Relações interpessoais

A Escola
Criada nos anos 2000 para qualificar os servidores do Legislativo Estadual, a instituição ampliou sua área de atuação e hoje contribui na qualificação de agentes públicos, políticos, estudantes e sociedade em geral. Alguns projetos, como vereador mirim e parlamento jovem, têm como públicos-alvos alunos da rede estadual dos ensinos fundamental e médio. Já a formação de servidores de câmaras municipais e de prefeituras, incluindo vereadores e prefeitos, busca a qualificação em áreas específicas com o objetivo de tornar a administração pública mais eficiente.  A Escola do Legislativo, em parceria com outras instituições, desenvolve o Programa Qualifica, Mandato de Excelência, que promove ações de qualificação dos agentes públicos eleitos com o intuito de prevenir irregularidades e desenvolver uma visão ampla e integrada da administração, favorecendo a reflexão e o debate sobre ética pública, transparência, eficiência e responsabilidade dos gestores e legisladores municipais.


Rossani Thomas
Assessoria de Imprensa Dep. Marlene Fengler
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2692 / (48) 9 9963 3236
rossanithomass@gmail.com

Voltar