Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/04/2013 - 13h55min

Marcos Vieira defende debate sobre a redução da Maioridade Penal

Deputado critica o governo federal que se posiciona sem ouvir o que diz a população
Imprimir Enviar
Marcos Vieira no Programa TVCom, com o apresentador Felipe Reis, e a advogada Reti Jane.

O deputado Marcos Vieira (PSDB) defende uma maior rigidez nas penas aplicadas aos menores infratores. Embasado em dados nacionais e estaduais, além de pesquisas de opinião, Marcos Vieira acredita que chegou a hora do debate com a sociedade e com as entidades. “Se tornou um deboche para quem combate o crime, prender um menor e logo em seguida ele ser solto, pois a lei é branda. Imagina então para as vítimas, que podem encontrar o bandido na rua”, defende o deputado.

Comparado com outros países, o Brasil tem uma das maiores idades penais para os adolescentes. “Na Europa, têm países que definiram como 10 anos. Em Portugal, por exemplo, os jovens que cometem crimes, entre 16 e 21 anos, são julgados em um regime especial”, explica Vieira.

Vieira levanta a questão sobre o prazo de detenção dos jovens infratores, podendo passar para oito ou dez anos, dependendo do tipo de crime e da reincidência. “No Brasil, o Ibope fez uma pesquisa e ao menos quatro entre cinco brasileiros concordam com a redução da maioridade penal para 16 anos, então o governo federal tem que estar atento para o debate e não como está fazendo, indo à imprensa dizer que é contrário, sem dar ouvidos à população”, diz.
Vieira ainda comenta a dor das vítimas. “Quando o menor é preso, várias instituições vão em defesa dos seus direitos, mas será que alguém foi à casa das vítimas prestar solidariedade. Será que alguém paga as contas dessa família, onde o pai foi assassinado por um menor”, argumenta.

Em Santa Catarina, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de 2011, foram apreendidos 2.281 garotos e garotas por porte ou tráfico de drogas. No mesmo ano, 50 adolescentes se envolveram com homicídios. Somente em Florianópolis foram 695 ocorrências de furto envolvendo menores.

O deputado fez essa defesa durante o programa Conversas Cruzadas da TV Com, onde também estavam o deputado federal Edinho Bez (PMDB) que defendeu a redução, além da advogada Reti Jane Popelier e do promotor de Justiça da Infância e Juventude Marcelo Wegner, que foram contrários à ideia da redução. O programa foi ao ar na segunda-feira (22/04).

Acompanhe Marcos Vieira


Marcos Vieira
Voltar