Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/09/2015 - 13h58min

Marcondes discute falta de locais para descarte de resíduos sólidos na Grande Florianópolis

Imprimir Enviar
Deputado Mário Marcondes reuniu-se com representantes das empresas de coleta de resíduos sólidos. FOTO: Divulgação

O deputado estadual Mário Marcondes (PR) se reuniu na terça-feira (29) com o presidente da Associação Catarinense de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais (Acesa), engenheiro Henrique da Cunha Sant’Ana, e representantes das cerca de 60 empresas que recolhem entulhos na Grande Florianópolis, para tratar dos locais para descarte de resíduos sólidos da construção civil e entulhos nos municípios. “Temos acompanhado nos últimos dias a situação complicada envolvendo o transporte e a falta de locais para o descarte desses resíduos. Um problema que precisa ser resolvido com urgência e o Legislativo catarinense não pode ficar omisso a essa situação”, mencionou o parlamentar. 

Atualmente, não existe um aterro regulamentado que atenda a região da Grande Florianópolis, pois foram fechados recentemente os que existiam nos municípios de São José e Palhoça. De acordo com o engenheiro Henrique, a falta de locais para o descarte regular desses resíduos causa diversos transtornos para a sociedade, principalmente, o descarte em terrenos baldios, que é considerado crime ambiental. “Além da questão ambiental, causando sérios danos à saúde pública, a falta de locais próprios também gera prejuízo para as empresas, que sofrem com a paralisação dos serviços”, disse Sant’Ana.

“Se não temos local para depositar os entulhos, não podemos trabalhar, e com isso, além das nossas empresas, a construção civil será prejudicada”, completou Fernando Evangelista Vargas, empresário do ramo, que estava acompanhado do Renato Santos, Elauri José dos Santos e Cesar Augusto dos Santos.

Como medida imediata, o deputado Mário protocolou junto às comissões de Turismo e Meio Ambiente e de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Alesc a solicitação urgente de uma audiência pública que envolva os órgãos responsáveis, poder público municipal e estadual, entidades e sociedade civil, para discutir políticas para a gestão dos resíduos da construção civil na Grande Florianópolis. “Uma audiência pública que reúna todos os agentes envolvidos na busca de ações para resolver esse sério problema é fundamental”, concluiu.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), hoje, os brasileiros produzem quase 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. Destes, 61% são resíduos da construção civil e 28% domiciliar.

Renata Furlanetto
Jornalista DRT SC 02836 JP
Assessoria de Comunicação
Deputado Estadual Mário Marcondes
(48) 3221-2801 / (48) 9972-5902

Voltar