Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/04/2019 - 19h46min

Marcius Machado sugere que hospitais e prédios públicos utilizem energia fotovoltaica

Imprimir Enviar
Deputado Marcius Machado
FOTO: Solon Soares/Agência AL

O consumo de energia no Brasil é um desafio enfrentado há anos, surgindo então a necessidade de políticas públicas que incentivem o uso de energia renovável. Visando o futuro e a qualidade de vida do cidadão, o deputado Marcius Machado (PR) indicou em sessão ordinária nesta terça-feira (2) que os hospitais e outros órgãos públicos utilizem essa energia.

Com a energia elétrica solar fotovoltaica os hospitais públicos e filantrópicos bem como os demais prédios da administração pública terão mais disponibilidade de recursos, contribuindo com o meio ambiente e reduzindo os gastos com o consumo de energia não renovável.

Os hospitais, hoje, são grandes consumidores de energia e, além disso, possuem outros custos operacionais. O deputado argumenta que novas medidas de economia e cuidado com o meio ambiente devem ser vistas como urgentes.

“A eletricidade é a base de todos os serviços. Com a energia solar em hospitais e prédios públicos é possível trazer um grande alívio para as finanças. Hoje, sabemos que o custo das placas fotovoltaicas é alto, mas que sua durabilidade chega a 30 anos. Vários estudos já comprovaram que elas se pagam de médio a longo prazo.”, explica.

Outro ponto positivo é o alívio na fatura. Em 2012, a fim de evitar mais taxas, a Resolução nº 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), passou a permitir o abatimento na fatura de energia por fontes renováveis.

Esse estímulo fiscal é justamente para que os hospitais por meio da Lei Federal nº 13.203/2015 optem por um sistema de energia diferenciado. “A partir da Lei, a Aneel é obrigada a conceder descontos de, no mínimo 50%, às tarifas dos hospitais, então os recursos gastos com energia podem ser usados de outra maneira”, finaliza.

O Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, foi o primeiro a implantar a energia fotovoltaica e supre até 50% da eletricidade necessária para sua manutenção.


Mirella Guedes
Ascom Deputado Marcius Machado
(49) 99977-9995 / (48) 3221-3075

Acompanhe Marcius Machado


Marcius Machado
Voltar