Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/09/2019 - 16h35min

Rodovias: Marcius pede mais sensibilidade com meio ambiente em obras

Imprimir Enviar
Deputado Marcius Machado e Ronaldo Barbosa, superintendente do Dnit/SC FOTO: Luca Gebara/Divulgação

O deputado Marcius Machado (PL) esteve em reunião nesta segunda-feira (9) com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC), Ronaldo Carioni Barbosa, onde debateram sobre a sensibilidade ambiental para novas obras em rodovias.

Um dos destaques é a proposição para a colocação de passa fauna (tubulação de concreto), que abre uma espécie de passagem subterrânea nas rodovias para que os animais evitem atravessar na pista, evitando possíveis atropelamentos e acidentes.

Atualmente, já é possível vê-los ao longo da BR-101 Sul. O usuário poderá perceber ao longo da extensão grades cercando de forma a direcionar, de forma mais segura, o animal para a passagem subterrânea.

"Além de evitar acidentes, devemos pensar que os animais possuem papéis importantes para a manutenção do equilíbrio na natureza. Cada pequeno animal tem sua função específica e a sua ausência acarreta prejuízos", explicou o deputado Marcius.

Para o parlamentar, o debate chega em um importante momento em que as questões ambientais voltam ao centro das discussões políticas e sociais. "A ideia surgiu exatamente por vivenciar cada vez mais a importância de cuidar da natureza. Ainda é importante solicitar maior utilização do asfalto ecológico feito com pneus velhos, pois se trata de uma solução sustentável, ecológica e que dá maior durabilidade ao pavimento aumentando nossa segurança e conforto."

O superintende explica que Santa Catarina já pensa na questão ecológica e que pretende ampliar o trabalho. "O Estado já está trabalhando na maior implantação do asfalto ecológico, hoje ele é utilizado nas restaurações ao longo de algumas vias. Já o passa fauna é preciso mais atenção, pois é necessário o auxílio de um biólogo para definir os locais de instalação".

 

Mirella Guedes
Ascom Deputado Marcius Machado   
(49) 99977-9995 / (48) 3221-3075

Acompanhe Marcius Machado


Marcius Machado
Voltar