Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/08/2019 - 16h56min

Marcius Machado se manifesta sobre projeto vetado pelo governador

Imprimir Enviar
Deputado Marcius Machado

Segundo o deputado, a alteração faz com que a Polícia Militar catarinense passe a seguir um padrão já adotado pelo Exército Brasileiro 

Após veto integral do governador, sobre o Projeto de Lei Complementar (PLC) 011/2019 que altera altura mínima para ingresso na Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros para 1,60 m para os homens e 1,55 m para mulheres, o deputado estadual Marcius Machado (PL), autor da matéria se manifestou em plenário. A proposta havia sido aprovada pelos deputados em julho. 

O objetivo de PLC é garantir o tratamento igualitário a todos os candidatos do concurso, como estabelece a Constituição Federal. Segundo o deputado Marcius, é preciso criar alternativas compatíveis com a proposta e então acabar com eventuais desigualdades. 

“Inúmeras pessoas se manifestam todos os dias sobre a altura para ingresso nesses órgãos, queremos ofertar oportunidade e igualdade, com base na altura mínima exigida para o ingresso no Exército Brasileiro”, explica. 

Ainda segundo ele, o uso de novas técnicas adotadas pelas forças militares faz com que a exigência de altura mínima para fins de ingresso nas carreiras da polícia militar seja modificada. 

“Não faz sentido, sob a ótica da razoabilidade, se restringir o acesso às carreiras da polícia militar por critérios isolados de altura. Há situação onde candidatos são impedidos de ingressarem nas carreiras da PM por diferença de 0,5 cm da altura mínima exigida no edital do concurso. Por fim, acabam judicializando pelo seu direito constitucional de acesso ao cargo público”, finaliza.


O projeto agora volta para aprovação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e se aprovado, os deputados decidem pela manutenção do veto.

 

Mirella Guedes      
Ascom Deputado Marcius Machado  
(49) 99977-9995 / (48) 3221-3075

Acompanhe Marcius Machado


Marcius Machado
Voltar