Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/05/2017 - 16h21min

Maio Amarelo alerta para violência no trânsito: Deputado Venzon pede consciência dos motoristas

Imprimir Enviar
Deputado Serafim Venzon

Maio é o mês de conscientização para a prevenção de acidentes no trânsito. O deputado Serafim Venzon (PSDB) lembrou a data na Assembleia Legislativa e alertou para a violência no trânsito em Santa Catarina.

Venzon é médico especialista em urologia e medicina do tráfego. Ele fez um trabalho sobre as mortes nas rodovias estaduais em Santa Catarina. Segundo a pesquisa, mais de 1,3 milhão de pessoas morrem por ano no mundo vitimas de acidente de trânsito. No Brasil, o número passa de 45 mil e em Santa Catarina 1.884 pessoas por ano. “O número de feridos é ainda mais alarmante, chega a ser 20 vezes maior que o número de mortos. Milhares de pessoas permanecem com seqüelas”, lamenta Venzon.

Entre os dados da pesquisa levantada por Venzon, está o fato que 84% das pessoas que sofrem acidentes são homens e a maioria tem idade entre 25 a 34 anos. “A grande maioria das vítimas está na fase produtiva”, preocupa-se o parlamentar. Segundo ele, o quadro é desalentador. “O Brasil que tem custos sociais altíssimos com vítimas de acidentes e onde o trânsito mata mais do que as guerras no Oriente Médio, do que o câncer, mais que qualquer doença e homicídios”, destaca.

De acordo com o parlamentar, as estatísticas reforçam a necessidade de se ampliar os investimentos em educação e prevenção, por isso destaca a campanha de ações como o Maio Amarelo. “Precisamos de campanhas permanentes, acompanhadas de efetiva fiscalização e rigidez no treinamento de novos condutores”, afirma. Outra alternativa, segundo ele, é o uso mais efetivo e transparente dos recursos previstos no Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset), administrado pelo Denatran e que recebe 5% do valor de todas as multas arrecadadas no Brasil.  “Se quisermos nos aproximar das metas traçadas pela ONU de reduzir pela metade a mortalidade no trânsito brasileiro até 2020, há necessidade de agilizar a articulação conjunta de órgãos e entidades de trânsito federais, estaduais e municipais para campanhas permanentes de conscientização e prevenção”, garante.

 


Assessoria de Imprensa
Ana Maria Leal da Veiga
Deputado Serafim Venzon
(48) 9633-4105
(48) 3221.2717

Voltar