Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/04/2013 - 13h16min

Magistério mobilizado para garantir 10% do PIB à Educação

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti (PT). Foto: Lucas Gabriel Diniz

A educadora e deputada Luciane Carminatti (PT) participou na tarde de quinta-feira (25) do ato público em defesa da educação, em frente ao Palácio do Governo de Santa Catarina.

O ato fez parte da 14ª Semana Nacional em defesa e Promoção da Educação Pública, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) onde nos dias 23, 24 e 25 de abril as atividades de todos os professores das redes estaduais de todo o país. Em Santa Catarina todas as regiões do estado estiveram mobilizadas e paralisadas, e também participaram do ato estadual, coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte).

Luciane destacou em sua fala, que todos os prefeitos e governador deveriam ser mobilizados junto com os profissionais da educação. “Estamos mobilizados para garantir a aplicação dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) sejam para a educação”, disse. A deputada também lembrou a falta de comprometimento do governo estadual para com o magistério catarinense. “O governo não cumpriu o pagamento das dívidas de 2011 e 2012, e neste ano, a proposta aprovada pela Assembleia Legislativa achatou ainda mais a tabela entre os níveis. A dívida chega a mais de 20% e precisa ser zerada, além disso, o governo precisa criar uma política salarial atraente para que não falte professores futuramente”.

A deputada repudiou a portaria estadual que determinou o aumento do número de alunos por turma. “Essa determinação está empilhando alunos numa sala de aula, e também não considera a metragem que um professor precisa para circular dentro da sala de aula”, disse e pediu apoio à luta dos alunos do ensino médio de Caçador que foram obrigados transformar várias turmas em uma só.

Reivindicações da greve:
• Regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho, imprescindível para estabelecer a Negociação Coletiva no Serviço Público.
• Aprovação do Plano Nacional de Educação.
• Aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional.
• Destinação de 100% dos royalties do pré-sal para a educação, ideia defendida também pela presidenta Dilma e pelo ministro Aloizio Mercadante.
• Definição de diretrizes nacionais de carreira para os profissionais da educação básica

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar