Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/05/2018 - 14h53min

Luciane pede ao comando de Bombeiros mais profissionais para o oeste

Imprimir Enviar
Deputada se reuniu com o comandante-geral dos Bombeiros Militares, coronel João Valério Borges

A deputada estadual Luciane Carminatti se reuniu com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel BM João Valério Borges, nesta semana, para debater a ampliação de efetivo e melhorias para as estruturas dos batalhões de Chapecó e de Xanxerê, que atendem vários municípios da região oeste catarinense.

De acordo com a parlamentar, a preocupação é com o alto número de profissionais que estão indo para a reserva, e muitos municípios enfrentam dificuldades para manter o atendimento à população. “Alguns postos no Oeste precisaram fechar as portas”, enfatiza Luciane.

Os dados do Corpo de Bombeiros comprovam a defasagem das equipes que atuam nos postos e nos batalhões. Em 2014, atuavam em SC cerca de 2,8 mil bombeiros militares. Hoje o número é menor: 759 profissionais se aposentaram e outros 40 devem estar em condições de ir para a reserva até o mês de novembro, quando entra a nova e única turma de formados dos últimos anos. Segundo o coronel Borges, 300 novos profissionais estão na escola de formação, e há consciência de que este número está aquém da demanda.

“A boa notícia para a região é que 100% dos novos bombeiros serão designados para atuarem no interior do estado”, afirma Luciane. O compromisso foi assumido pelo comandante, que tem ciência das condições desiguais enfrentadas pelos Batalhões das regiões distantes da capital.

40 bombeiros para o 6° BBM de Chapecó
Luciane entregou ofício ao comando, solicitando para o 6º Batalhão de Bombeiros Militar com sede em Chapecó, pelo menos mais 40 praças. Este BPM atende entre atividade técnica e serviço emergencial os municípios de uma extensa região próxima a Concórdia, passando por Chapecó até Palmitos, além da região de Pinhalzinho. “O comandante não garantiu o envio de 40 novos profissionais, mas fará um esforço para atender a demanda deste Batalhão”, salienta Luciane.

Emendas impositivas
A deputada também aguarda liberação dos recursos do governo do Estado para atender as emendas impositivas de 2018 aprovadas pela Alesc. Entre os mais de R$ 5,5 milhões para saúde, educação e infraestrutura dos municípios, Luciane destinou R$ 150 mil para aquisição de uma ambulância ao Corpo de Bombeiros de Chapecó, para atender a região sul da cidade.

ESTER KOCH DA VEIGA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
048 9911-0347
WhatsApp 049 9177 1112

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar