Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/09/2020 - 18h05min

Luciane defende crédito facilitado para micro e pequenas empresas

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti

A deputada Luciane Carminatti (PT) espera que a segunda fase do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) seja diferente da primeira, já que dos R$ 16 bilhões, que se esgotaram rapidamente deixando uma multidão de fora, Santa Catarina conseguiu ficar com menos de R$ 1 bilhão. “Solicitamos ao secretário estadual da Fazenda que articule com o governo federal medidas mais inclusivas, capazes de atender a maioria dos nossos empreendedores catarinenses, que mantêm nossa economia de pé.”

Segundo Luciane, no Estado, onde as micro e pequenas empresas respondem por mais da metade dos negócios, apenas 11 mil conseguiram acessar a linha de crédito do Pronampe. “Deste total, as microempresas ficaram com apenas 28,2% dos recursos e as pequenas levaram 71,8%, porque a rede bancária preferiu emprestar para as que têm maior porte e mais recursos.”

A deputada salientou que se o programa tivesse priorizado a microempresa, com 70% do valor do crédito para esse segmento, o número de negócios contemplados poderia ser bem maior e mais famílias catarinenses estariam protegidas nesta crise da pandemia.

Pesquisa feita em Florianópolis mostrou que 95% dos micro e pequenos empresários têm necessidade de crédito e desses, apenas 10% conseguiram recursos do Pronampe. Dos demais, 80% tiveram resposta de banco apontando pendência e 20% não tiveram resposta. “Para se ter ideia da demanda em Santa Catarina, a Receita Federal encaminhou correspondência a 427 mil microempresas e empresas de pequeno porte informando que poderiam se candidatar a recursos.”

Luciane disse que um pequeno empresário contou que teve o pedido negado pelo banco por não ter histórico de crédito. “Isso porque nos 15 anos de negócio ele nunca precisou pegar um empréstimo antes. É justo?”, questionou. Entre as empresas que responderam a uma pesquisa recente do IBGE, apenas 13% conseguiram crédito para pagamento de salários. Isso significa que a falta de financiamento continua um grande gargalo para o setor enfrentar a pandemia.

 

Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar