Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/10/2012 - 17h48min

Luciane Carminatti quer proibir que bens públicos tenham nomes de pessoas que violaram direitos huma

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti (PT)

Deputada protocolou Projeto de Lei que altera critérios para a denominação de bens públicos em Santa Catarina

A deputada Luciane Carminatti (PT) protocolou nesta semana um Projeto de Lei que altera os critérios para a denominação de bens públicos em Santa Catarina.
O projeto proíbe a denominação de bens públicos de qualquer natureza pertencente ao Estado com nomes de pessoas que tenham praticado ou sido historicamente consideradas como participantes de atos de lesa-humanidade, tortura ou violação de direitos humanos.
“Nossa intenção é através deste projeto recuperar a memória história dos fatos ocorridos durante os períodos de repressão militar, que abalaram a sociedade e provocaram marcas permanentes. Países como Espanha, Chile e Argentina têm adotado medidas de repulsa às homenagens de torturadores e violadores de direitos humanos, estampadas em prédios e repartições públicas com denominações, estátuas e placas destacando suas ações. O Brasil também precisa ter critérios que minimizem os danos causados aos cidadãos diretamente vitimados pelo regime de repressão”, explica Luciane.
A parlamentar relata que recentemente, o Brasil aprovou os esforços da sociedade que culminaram com o Programa Nacional de Direito Humanos, além disso, a Presidenta Dilma Rousseff, seguindo a Lei aprovada e sancionada, nomeou a Comissão Nacional da Verdade.
“Vários estados já criaram suas Comissões Estaduais e firmaram acordos de colaboração com a Comissão Nacional. Em Santa Catarina, tramita na Alesc um projeto para criar aqui também a Comissão Estadual da Verdade. Nossa proposta não tem como objetivo alterar o que já recebeu denominação, mas sim que de agora em diante os bens públicos estaduais tenham mais esse critério para novas denominações”, salienta a deputada.
O Projeto de Lei foi lido pelo Plenário e foi encaminhado para apreciação das Comissões Permanentes da Casa.

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar