Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/03/2019 - 17h11min

Lideranças dos hospitais debatem com secretário de Estado de Saúde

Imprimir Enviar
Secretário Helton Zeferino participou de reunião na sede das entidades que representam os hospitais de SC. FOTO: Divulgação

A defesa da manutenção da Lei do Duodécimo da Saúde, a derrubada do veto à Emenda nº 696 e o diálogo das instituições de Saúde com o Legislativo e a Secretaria de Estado da Saúde foram alguns dos temas da primeira reunião dos presidentes da Ahesc-Fehoesc-Fehosc, Altamiro Bittencourt, Tércio Kasten e Hilário Dalmann, respectivamente; do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Catarinense, deputado Zé Milton; e dos gestores dos hospitais de todo estado, com o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, na sede das entidades na capital. Durante o encontro foram apresentadas as demandas do setor que enfrenta uma das piores crises da história.

Para os gestores é fundamental o dialogo entre a Secretaria de Saúde e o setor na formatação das ações políticas. “Somos parceiros na prestação de serviços, mas queremos agora ser parceiros também na formulação de projetos voltados à saúde do novo governo, para darmos mais respostas à sociedade", afirmou Kasten.

Zé Milton esclareceu ao secretário que os projetos que criaram a emenda constitucional do aumento do percentual da saúde para 15%, do Fundo de Apoio aos Hospitais e do duodécimo foram elaboradas em parceria com as associações e têm como objetivo dar à pasta da Saúde autonomia e condições de gerir melhor os recursos.

“Hoje é muito inconstante a liberação dos valores, com o duodécimo asseguramos a gestão pelo secretario da Saúde, que poderá fazer um cronograma dos investimentos e pagamentos”, informou Zé Milton, que está trabalhando para nas próximas semanas derrubar o veto do governador sobre a Emenda n° 696, que tem como objetivo definir critérios técnicos, assegurando no mínimo R$ 180 milhões em recursos para ser distribuído conforme a produção hospitalar de cada instituição, ao contrário da forma atual em que os hospitais recebem recursos de acordo com a indicação política. 

Ao final o presidente da Ahesc, Altamiro Bittencourt, cobrou do secretário um cronograma de pagamento que dê maior tranquilidade aos gestores hospitalares. Segundo Helton Zeferino este tema está sendo analisado pela equipe técnica da secretaria, e que num curto espaço de tempo terá um posicionamento sobre o cronograma que será estabelecido e honrado.

Para o presidente da Ahesc, a visita do secretário surpreendeu positivamente. "Estamos esperançosos de que dias melhores virão e beneficiarão toda rede no estado", enfatiza Bittencourt.

O secretário reforçou que a secretaria é uma parceira das entidades hospitalares e que não são concorrentes. "Teremos sempre uma relação de clareza entre nós, precisamos encontrar um ponto de equilíbrio", enfatizou. 

(Com informações da Ahesc/Fehoesc)

Fernando Silveira
Assessor de Comunicação Gabinete Deputado José Milton Scheffer
(48) 8870.0829 - 3221.2878

Acompanhe José Milton Scheffer


José Milton Scheffer
Voltar