Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/07/2016 - 17h22min

Licença ambiental para barragem de Botuverá é assunto na Alesc

Imprimir Enviar
Deputado Milton Hobus

Na sessão ordinária de hoje, o deputado Milton Hobus (PSD) destacou a decisão sobre a emissão da licença ambiental para licitar a construção da barragem de Botuverá. Segundo o deputado, no dia 03 de agosto, um protocolo deve ser firmado entre governos do Estado e federal, órgãos ambientais. “A decisão foi tomada durante visita do secretário de Estado a Brasília, nesta semana e tem uma grande importância para o Vale do Itajaí,” disse. Milton Hobus destacou ainda que após firmado o protocolo, em cerca de 30 dias deve ter uma posição concreta sobre a Licença Ambiental.

O documento possibilitará a emissão da Licença e, automaticamente, a Defesa Civil poderá avançar no processo de licitação e posterior de construção da barragem de médio porte para o rio Itajaí Mirim. Conforme Hobus, o empreendimento vai beneficiar municípios a jusante, como Brusque, Balneário Camboriú e Itajaí. “Após concluída a obra vai assegurar redução das cheias nestes municípios e vai garantir mais tranquilidade aos que moram na rota das águas."

A construção
Para que o empreendimento deixe de ser um projeto, é importante ressaltar que será construído um túnel de desvio, incorporado a ensecadeira. Após esse processo superado, a ensecadeira é removida e o rio passa a correr em fluxo através do túnel construído.

O passo a seguir é permitir que o fluxo do rio seja mantido pelo túnel e leito normal. Uma nova ensecadeira deve ser erguida para reter a água e permitir que a Barragem seja erguida e posterior a isso, o rio volte ao fluxo natural.

 


Assessoria de Imprensa - Milton Hobus 
Deputado - PSD
Paulo Cesar Santos

MTE/SC 05812 - JP
48 3221 2949

48 9911 0153
48 9141 0880

Voltar