Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/03/2015 - 10h26min

Juiz Takashima solicita apoio de Merisio para implantação do PAB no Tribunal de Justiça

Imprimir Enviar
Presidente da Assembleia, Gelson Merisio, em audiência com o juiz Alexandre Takashima, do TJ. FOTO: Karine Lucinda

A implantação no Tribunal de Justiça (TJSC) de projeto similar ao Programa Antonieta de Barros (PAB), desenvolvido pela Assembleia Legislativa e que há dez anos oferece estágios a jovens em situação de vulnerabilidade social, foi tema da audiência entre o juiz Alexandre Takashima e o presidente do Parlamento, deputado Gelson Merisio (PSD), na segunda-feira (30). Takashima solicitou o apoio de Merisio para replicar o programa no Judiciário. "O PAB tem uma política muito interessante. Extrapola a missão de um estágio, agregando valores, agregando o debate sobre questões de gênero, raciais, sociais e de cidadania. Queremos aproveitar essa expertise da Assembleia e fazer esse movimento aqui ao lado, no Tribunal de Justiça", justifica o juiz.

Merisio propôs a elaboração de um projeto de implantação do PAB, com o passo a passo para a sua execução. A coordenadora da ação na Assembleia, Marilú Lima de Oliveira, comprometeu-se em ajudar Takashima a organizar o documento em uma semana. Com o projeto pronto, a iniciativa será apresentada ao presidente do TJ, desembargador Nelson Schaefer, conjuntamente com Merisio. "Os jovens participantes do programa tem aqui uma oportunidade de inserção, de experiência, que não teriam lá fora", diz o deputado.

Merisio destaca ainda a relevância do projeto junto às comunidades carentes com as quais a Assembleia interage por conta da sua localização e vê com entusiasmo a possibilidade de expandir a iniciativa. "Aqui está funcionando na plenitude e com essa iniciativa podemos viabilizá-lo no Tribunal de Justiça. Depois podemos pensar em levá-lo para outros órgãos". No encontro, Merisio lembrou também da atuação social do juiz Takashima, inclusive junto ao Legislativo, na realização da campanha Adoção Laços de Amor, que sensibilizou nacionalmente famílias a se abrirem à adoção tardia, interracial, de grupos de irmãos e de crianças especiais.

 

Karine Lucinda

Assessoria do gabinete do deputado Gelson Merisio

Voltar