Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/02/2021 - 17h13min

Jornada #VacinaParaTodosJá teve adesão maciça em todo o país

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti

A deputada Luciane Carminatti (PT), coordenadora da Jornada Nacional #VacinaParaTodosJá, realizada ontem em todo o país, afirmou, na sessão plenária da Alesc desta quinta-feira (25), que a campanha teve a adesão de parlamentares de 25 assembleias legislativas e de diferentes partidos, além de 45 entidades e movimentos. A iniciativa foi do Fórum Nacional de Parlamentares das Comissões de Educação das Assembleias Legislativas, também coordenado pela parlamentar.

“Há um movimento crescente na sociedade pela vacinação dos trabalhadores da educação, pois queremos, sim, escolas abertas, mas queremos com saúde. Cuidar da comunidade escolar é cuidar de todos e todas.” Os profissionais da educação estão incluídos no grupo de risco, mas somente na quarta fase.

A jornada, disse Luciane, juntou as comissões de educação agregando a saúde junto e mostrou a força e a determinação em defesa da vida e das escolas. Em cada estado foram realizadas audiências virtuais.  A de Santa Catarina contou com diversos parlamentares, entre eles o senador Dário Berger (MDB), deputada federal Ângela Amin (PP), deputado federal Pedro Uczai (PT), deputado estadual Neodi Saretta (PT) e lideranças como Daniel Cara, coordenador do movimento Campanha Nacional pela Vacinação Já, e Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

“Não se trata de priorizar categorias, estamos vendo muitas escolas voltando, os educadores adoecendo e os alunos tendo que ficar em casa. Quando um professor pega a Covid, a leva para a casa e uma criança pode levar a doença para a mãe e para o avô. Por isso, queremos a vacinação. Ninguém vai trancar escola ou fazer atos violentos. Precisamos sensibilizar a sociedade. Os trabalhadores da educação movimentam de 16% a 20% da população catarinense.”

Luciane ressaltou que carta assinada por 25 assembleias legislativas do Brasil, 61 fóruns de educação e conselhos e que culminou na Jornada, foi elaborada a partir da mobilização iniciada pela Comissão de Educação da Alesc, presidida por ela. “Santa Catarina foi, mais uma vez, protagonista. Orgulho do que estamos construindo com projeção e impacto nacional.”

A Alesc coordenou o primeiro Fórum dos deputados presidentes e vices das Comissões de Educação das Assembleias Legislativas de todo o Brasil realizado em 2019, em Florianópolis, com a participação de 23 estados e 12 partidos. Na ocasião, foi construída a pauta em defesa do financiamento da educação básica, mais tarde aprovada nacionalmente. “Em 2020 na pandemia, trabalhamos para a regulamentação da lei do Fundeb.”


 


Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar