Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/05/2016 - 16h54min

João Amin pede informações à Fatma sobre ‘lago de óleo’, no sul do estado

Imprimir Enviar
Deputado João Amin

Foi aprovado em Plenário o Pedido de Informação encaminhado ao Poder Executivo pelo deputado João Amin (PP) solicitando atenção ao problema do "lago de óleo" na comunidade de Ilhotinha, no município de Capivari de Baixo. O caso vem sendo denunciado por moradores e autoridades locais, mas nenhuma ação efetiva foi executada.

Moradores da localidade de Ilhotinha convivem há mais de 20 anos com um problema ambiental herdado da Sul Química, empresa de derivados de petróleo que fechou as portas na década de 90 e abandonou, sem solução, uma lagoa onde foram depositados milhares de litros de óleo e derivados.  Em períodos de chuva o local transborda e o material escorre, causando mau cheiro e sujeira em uma área rural.

Em seu pedido de Informação o parlamentar questiona o que vem sendo feito pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) para resolver o problema. Também indaga sobre a existência de um laudo técnico sobre os danos causados ao meio ambiente, se a Fatma possui um plano de recuperação do ecossistema e qual o cronograma de ações a serem  adotadas.

Segundo o deputado é preciso atenção, principalmente porque o caso se arrasta há mais de uma década sem que nenhuma ação efetiva fosse tomada. "Precisamos saber a gravidade do impacto ambiental que esse lago de óleo já provocou e que pode ainda provocar na região, tendo em vista o risco de rompimento do lago, o que afetaria um grande número de famílias".


Gabinete Deputado João Amin (PP)
Assessoria de Comunicação - 9973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde (109) - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 - Florianópolis - Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2745

Voltar