Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/04/2017 - 18h45min

João Amin participa da mais antiga manifestação religiosa do estado

Imprimir Enviar
Deputado João Amin na Procissão do Senhor dos Passos

O deputado João Amin (PP) participou, neste domingo, da mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina, a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, de Florianópolis. Membro da Irmandade que dá nome à procissão, o parlamentar acompanha todos os anos a caminhada que reúne milhares de pessoas nas ruas da Capital.

Neste ano, a Procissão teve o seu registro de Patrimônio Imaterial de Santa Catarina renovado. Em solenidade realizada no dia 31, na sede da Irmandade, o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rodolfo Pinto da Luz, fez a entrega do documento, que será também assinado pelo governador do Estado, Raimundo Colombo.

O registro de bens imateriais de Santa Catarina foi instituído pelo Decreto 2.504, de setembro de 2004, tendo a Procissão do Senhor Jesus dos Passos como a primeira e atualmente única manifestação contemplada. Para o deputado João, "este é um evento de indiscutível impacto e exemplo de religiosidade popular que congrega não só a cidade, mas todo o estado, tendo em vista a maciça participação de fiés de toda Santa Catarina".

Histórico
A Irmandade do Senhor Jesus Passos foi fundada no dia 1º de janeiro de 1765, com o objetivo de desenvolver o culto ao Senhor Jesus dos Passos e ser guardiã de sua imagem – que segundo a história oficial, seguia rumo a cidade de Rio Grande (RS) quando em 1764, atracou em Santa Catarina (por uma vontade divina, como afirmam os católicos da Ilha).

Mais tarde, em julho de 1782, a Irmandade iniciou a prática de obras de misericórdia e passou a prestar assistência aos doentes pobres e desvalidos, fornecendo alimentação e cuidados médicos com o auxílio do Irmão Antônio da Silva Gomes. Foi neste período que surgiu a instituição da “Caridade dos Pobres”, marco inicial para a implantação de um hospital (atualmente o Imperial Hospital de Caridade) com assistência médico hospitalar, e a Irmandade assumiu o trabalho de ajudar as pessoas que chegavam a Ilha do Desterro e não tinham um lugar para onde ir.

Atualmente, a Irmandade é mantenedora e responsável pela administração, manutenção e zelo do Imperial Hospital de Caridade, da Capela Menino Deus, da Casa de Apoio Joana de Gusmão, do Cemitério, de todos os seus bens móveis, imóveis e demais atividades religiosas – com destaque para as festividades relacionadas à Procissão do Senhor dos Passos.

 

Gabinete Deputado João Amin
Assessoria de Comunicação - 99973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde (109) - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 - Florianópolis - Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2745

Voltar