Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/11/2018 - 11h22min

João Amin homenageia patriarca da família Koerich

Imprimir Enviar
Deputado João Amin

O deputado João Amin (PP) homenageia, na noite de hoje, um dos mais importantes empresários de Santa Catarina: Eugênio Raulino Koerich. A Comenda do Legislativo é a mais importante condecoração oferecida pela Assembleia Legislativa.

Pessoa de grande destaque para a história e o desenvolvimento econômico da região da Grande Florianópolis, o sr. Eugênio Raulino Koerich, nasceu em 1901, na localidade denominada Campo de Demonstração, em São José.

Em 1923, casou-se com D. Zita Althoff, ano em que iniciou suas atividades comerciais com um pequeno armazém em Angelina. Em 1929, passou suas atividades comerciais para São José, com um armazém e o abate de gado, cuja produção era vendida no Mercado Municipal de Florianópolis.

Com o crescimento da família sentiu a necessidade de expandir as atividades e em 1956 decidiu fundar, na Rua Dedoro, uma fiambreria. Com instalações modernas, a novidade obteve grande sucesso e foi marco importante no comércio.

Em 1962, como nova etapa de inovação comercial, era inaugurado o primeiro supermercado de Florianópolis. Já o ramo comercial de móveis e eletrodomésticos iniciou em 1964, e hoje conta com uma centena de lojas.

Desde o início demonstrava uma forte inclinação para a construção civil e desenvolveu na empresa um setor responsável pela construção de edifícios utilizados pelas unidades empresariais. Essa tendência ensejou a criação da Zita Empreendimentos Imobiliários, da Construtora Koerich/Koerich Imóveis, e, mais recentemente, à WOA Empreendimentos Imobiliários.

Em parceria com a Madeireira Brasilpinho e Cassol, nasceu a Kobrasol, que fundou o bairro com esse nome em São José. E dessa união também resultou o Beiramar Shopping, em Florianópolis.

Como se vê, o pioneirismo do seu tempo deu resultados que chegam até hoje. Faleceu em 1979, deixando como lição a integridade nos negócios e a certeza de vencer com o trabalho árduo.
Para o deputado João Amin, "o sr. Eugênio Raulino Koerich foi e sempre será uma referência para o desenvolvimento de Florianópolis e Santa Catarina. Pessoa a frente do seu tempo, foi responsável por iniciativas que marcaram a história da cidade. Ao lado da parceira Zita Althoff, iniciou em 1923 uma trajetória de sucesso sem igual com um pequeno armazém comercial que deu origem a outros, sempre preconizando a inovação e a modernidade. Fiamberia, supermercado, comércio de móveis e eletrodomésticos, construção civíl foram e são os ramos de atividade que a família desenvolveu e conquistou o sucesso e o respeito dos catarinenses".

 

Gabinete Deputado João Amin
Assessoria de Comunicação - 99973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde (109) - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 - Florianópolis - Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2745

Voltar