Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/05/2019 - 16h20min

João Amin busca certificação de gabinete Lixo Zero

Imprimir Enviar
Deputado João Amin

O deputado João Amin (PP) deu início ao processo para conseguir a certificação de primeiro gabinete Lixo Zero da Assembleia Legislativa. A intenção é consolidar as ações em prol do meio ambiente e da sustentabilidade que tem marcado seu mandato.

Lixo zero é uma meta que visa mudar práticas e atitudes em relação aos resíduos produzidos no dia a dia. Com essa iniciativa pretende-se despertar a conscientização das pessoas e do Parlamento para uma necessidade de aproveitamento máximo e correto dos resíduos recicláveis e orgânicos, além de a equipe assumir a responsabilidade pelos resíduos que gera de modo a exercitar seu dever como cidadão.

Na semana passada, a engenheira sanitarista e ambiental, Luiza Poletto, esteve reunida com toda equipe do gabinete do parlamentar. Na condição de consultora do Instituto Lixo Zero Brasil, ela realizou uma capacitação sobre os encaminhamentos que devem ser feitos para que se atinja a certificação.

Segundo a engenheira, o mais importante é a mudança de conceitos e atitudes dos servidores e, consequentemente, de todos aqueles que frequentam o gabinete. “É necessário que todos entendam as diferenças para que se tenha consciência do alcance das mudanças. Todos os resíduos na Alesc hoje são tratados como rejeito, ou seja, encaminhados ao aterro sanitário. Nossa intenção é provocar uma mudança visando dar o devido valor que os resíduos possuem, de forma a perceber que resíduos são recursos.”

Para o deputado João Amin, o importante é gerar consciência e trazer o tema para debate. “A média de geração de resíduos no nosso gabinete é de 50 litros de copos plásticos descartáveis e em torno de 40 litros de papel/outros. Entende-se que esses números não possuam muita variação em relação aos outros gabinetes pela semelhança das atividades exercidas, e se levarmos em conta a quantidade de gabinetes e de setores na Casa percebemos serem números expressivos. Nosso foco é a partir de uma ação individualizada provocar esta conscientização em toda Assembleia”, argumenta o deputado.

 

Gabinete Deputado João Amin
Assessoria de Comunicação - 99973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde (109) - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 - Florianópolis - Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2745

Voltar