Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/04/2019 - 17h50min

Jessé Lopes denuncia radicalização política dos DCEs na Udesc

Imprimir Enviar
Deputado Jessé Lopes

O deputado Jessé Lopes (PSL) fez um alerta sobre a radicalização política e o caráter antidemocrático da atuação de alguns Diretórios Centrais dos Estudantes (DCE). Lopes lembra que a função original do organismo é zelar pelos direitos estudantis e não fazer política partidária.

Jessé Lopes faz referência a um panfleto de uma das chapas concorrentes ao DCE da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), que dizia frases como: “derrubar este governo está na ordem do dia.” O deputado classificou a atuação da chapa como antidemocrática e prometeu ser um ferrenho fiscalizador dos DCEs nas universidades catarinenses e na defesa da democracia e da pluralidade.

Em outro trecho do panfleto de campanha da chapa, os estudantes falam contra a reforma da previdência, o que segundo o deputado deixa clara a partidarização que tomou corpo nos DCEs.

“O panfleto fala em discutir e combater. Ou seja, só querem combater”, ressalta Jessé Lopes.

Segundo o deputado, essa não é a função dos DCEs, organismo que constitui a máxima representação estudantil, desde 1937, quando foi criado. Jessé Lopes credita essa radicalização ao gramscismo, referência ao socialista italiano Antônio Gramsci, que recomendava a ocupação dos espaços e órgãos públicos por militantes comunistas para uma revolução silenciosa.




 

Voltar