Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/05/2013 - 12h48min

Jean pede solução para os acidentes no trevo da BR-470, em Trombudo Central

Imprimir Enviar
Deputado Jean Kuhlmann (centro), do PSD

Indicação aprovada pela Assembleia Legislativa na terça-feira (dia 30), de autoria do deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD), solicita ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) no Estado urgência no início da construção de novo trevo  ou estrutura de acesso ao município de Trombudo Central, no quilômetro 159 da BR-470, no Alto Vale do Itajaí. O pedido foi feito pelos vereadores de Trombudo Central, e foi submetido ao plenário da União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (Ucavi). Foi subscrito também por vereadores de Agrolândia, Atalanta e Braço do Trombudo.

O trevo atual é hoje o único acesso para estes três últimos municípios. Ele tem problemas estruturais que o tornam perigoso, pela sua interseção em nível e a velocidade dos veículos que trafegam na rodovia. A dificuldade e o risco para contornar o trevo e chegar ao município tornam a manobra sempre perigosa.  Somente no ano de 2011, foram registrados 63 acidentes no local, com oito mortes.

Não é de hoje que o assunto é das grandes preocupações da região, mobilizando prefeitos, vereadores, entidades civis e a comunidade, inclusive com protestos promovidos no local. No último dia 22, o prefeito de Trombudo Central, Silvio Venturi, obteve em audiência no Dnit, em Florianópolis, a palavra de que, em 30 dias, uma lombada eletrônica será instalada na altura do trevo, diminuindo de 80 km/h para 50 km/h a velocidade máxima no local.

O ideal, antes de novo trevo, seria a construção de um elevado, o que está descartado até 2014 pelo Dnit. “O número de acidentes é alarmante. Muitas pessoas perderam a vida, e muitas famílias foram afetadas. Se nada for feito, os acidentes continuarão a ocorrer”, explica o deputado Jean, ao pedir rapidez na realização da obra.

Voltar