Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/09/2019 - 07h57min

Ivan Naatz: turismo serrano pode crescer ainda mais

Imprimir Enviar
Naatz com o prefeito Antonio Ceron, empresário do setor José Bassetti e a secretária de Turismo portuguesa Lilian Ana Águas durante o evento

" O desafio é o  fortalecimento do associativismo e o reforço no profissionalismo, além do investimento público em infraestrutura para que o turismo serrano possa crescer ainda  mais. O parlamento catarinense vem fazendo sua parte ao estimular o debate e o intercâmbio neste sentido", resumiu o deputado Ivan Naatz (PV), presidente da Comissão do Turismo e do Meio Ambiente da Alesc, ao encerrar na sexta-feira ( 13), em Lages, o Seminário Perspectivas do Turismo Serrano 2019- 2020, promovido conjunto com a Escola do Legislativo .

Na ocasião, representantes do setor turístico, prefeitos e vereadores da serra catarinense entregaram  uma carta de demandas de obras de infraestrutura para o desenvolvimento do setor na região. O evento e as reivindicações tiveram o apoio também da  Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages,  Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana), Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense) e Conserra (Conselho de Turismo da Serra Catarinense).

A carta, que foi entregue ao deputado será encaminhada ao governo estadual, fórum parlamentar catarinense, Santur e  Ministério do Turismo. Ivan Naatz enalteceu o envolvimento das lideranças da região e observou que o setor turístico está em pleno desenvolvimento no estado e ações como essas são importantes para o fortalecimento da economia catarinense.  Naatz acrescentou que , apesar de apresentar crescimento gradativo nos últimos anos, o turismo serrano  ainda tem algumas limitações que podem ser corrigidas com esforço conjunto, inovação, criatividade e parcerias entre o trade turístico e o setor público .

O evento também contou com  palestra da secretária de Turismo Regional de Portugal, Lilia Ana Águas, ex-deputada federal e integrante da diretoria da Associação da Rota da Bairrada, que apresentou o case “As vinhas do progresso", com base na consolidação do turismo aproveitando a produção vitivinícola regional.  Entre as principais obras de infraestrutura reivindicadas pelo setor turistico regional da serra catarinense estão a conclusão dos aeroportos regionais de Correia Pinto e São Joaquim, sinalização turistica e conclusão da Rodovia Caminhos da Neve que liga  a serra catarinense à serra gaúcha.

Pesquisa turismo de inverno 
O superintendente da Fecomércio SC, Renato Barcellos, apresentou durante o seminário a pesquisa que traça o perfil do visitante e o impacto do turismo de inverno na Serra. Os dados serão divulgados oficialmente na íntegra, para o público em geral, nesta  terça-feira (17), no site da Fecomércio SC e do Observatório de Turismo.

Voltar