Facebook Whatsapp Twitter Youtube Instagram

16/09/2020 - 15h58min

Inovador, Escritório de Projetos prestas assistência técnica e jurídica a entidades

Deputada Paulinha
FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Paulinha, Eliane, Pilar e Ana Paula. Que sonho uniu o destino dessas mulheres catarinenses? Com certeza, foi o sonhar juntas, a missão de empoderar e transformar  outras vidas,  todas movidas pela coragem que está na alma aguerrida da catarinense.

A ousadia e a inovação sempre moveu a deputada Paulinha (PDT), que ao conhecer a história de vida de Eliane Cristina Muller, de Corupá, não hesitou.

Colocou o seu Escritório de Projetos, formado por uma equipe técnica de profissionais para elaborar projetos, viabilizando ainda mais a missão de vida de Eliane, uma mulher que herdou no sangue o amor ao cultivo da terra. Para isto, entra em cena outra  mulher, a economista voluntária nessa luta,  Pilar Sabino.

Para entender esta história, um enredo tem que ser desenhado.

A paixão pelo cultivo da banana está no sangue de Eliane.

Neta de bananicultores, ela desenvolveu um projeto audacioso que concedeu em agosto de 2018 a certificação geográfica nacional  para Corupá, de banana mais doce do país. Só para entender, Corupá, no Vale do Itapocu, é considerada a Capital Catarinense da Banana. Tem  16 mil habitantes e cerca de 980 famílias da região vivem do cultivo da banana.

Há 16 anos na Associação dos Bananicultores de Corupá, Eliane conhece na pele toda a luta e drama desses produtores.

Assim o projeto dos bananicultores de Corupá nasceu do sonho da Eliane. Doze pequenos produtores rurais estão organizados na forma de associação sem fins lucrativos, visando o crescimento econômico local, sustentabilidade ecológica, inclusão de mulheres no mercado do trabalho, redução de êxodo rural, entre outros.

Como Eliane explica, a associação, além do cultivo e venda de bananas in natura, produz subprodutos derivados, como geleias, doces. “E uma novidade, jóias e bolsas, feitas das fibras da banana”.

“O Escritório de Projetos da deputada Paulinha realiza trabalho no sentido de auxiliar essas associações sem fins lucrativos a elaborar projetos e ensiná-los como submeter esses projetos para busca de recursos a fundo perdido e de cooperação técnica em bancos internacionais, agências de fomento, fundos soberanos, editais do terceiro setor e leis de incentivo fiscal”, explica Pilar Sabino, que é voluntária e tem experiência na área de captação de recursos há mais de 20 anos .

“Eu faço esse trabalho de forma voluntária, justamente para ensinar essas pessoas a desenvolverem os projetos, mostrando onde os recursos estão e como eles podem ser acessados.”

Além dessa iniciativa, o Escritório de Projetos atende mais de 15  outras demandas em  todo o Estado. Ainda em Corupá, está presente no Corpo de Bombeiros Voluntários.

Mulheres macrameiras
E agora, em Bombinhas, um novo  desafio foi apresentado pelas mulheres macrameiras.

Como contou Ana Paula da Silva, idealizadora do projeto “Bombinhas revela sua moda artesanal”, o intuito principal é  apresentar o trabalho totalmente artesanal feito pelas mulheres da comunidade,  através de oficinas, onde é aplicado o treinamento da técnica utilizada, o macramê. “Além de ofertar as oficinas, proporcionamos a inserção da mulher no mercado de  trabalho”.

Com a Trammô, a marca de produtos artesanais destinados a vestuário, calçados e acessórios em geral, Bombinhas ganhou o mercado nacional e internacional. “Nossos produtos hoje circulam por todo o mercado brasileiro, onde trabalhamos com as mais importantes marcas da moda nacional e internacional, como Singapura, Califórnia, Nova Iorque, entre outros”, informou.

Pensando nisso está sendo organizado um evento beneficente com o lançamento da linha Resort da Trammô. “Com a venda dessa linha resort a Trammô pretende reverter o recurso alcançado para outros futuros projetos da marca”.

Fala ainda que busca sempre apoiar e promover a mão de obra feminina, acreditando no empoderamento da mulher e almejando o pleno desenvolvimento e benefício para a cidade, gerando renda, aprendizado e valorização.

Empolgada, a deputada Paulinha colocou o seu Escritório de Projetos para viabilizar voos maiores para estas mulheres. “São os sonhos que movem as realizações”, disse ela.

Valquiria Guimarães

Deputada Paulinha