Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/02/2013 - 15h42min

“Inimiga silenciosa”: Comin propõe criação de uma semana para ações de combate à endometriose

Imprimir Enviar
Deputado Valmir Comin (PP)

O líder do PP, deputado Valmir Comin, encaminhou à Assembléia Legislativa, projeto de lei (0019.1/13) que institui a Semana Estadual de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose, mal que atualmente acomete cerca de 10% das mulheres no mundo. A “Semana”  será a oportunidade para realização de várias atividades voltadas à promoção da saúde e prevenção de danos da  endometriose, “visando alcançar um impacto positivo na qualidade de vida dessas pessoas, de acordo com os princípios da integralidade e da humanização”, destacou Comin, que hoje usou a tribuna para falar sobre este tema. A “Semana” dará  atenção especial a três princípios básicos: promoção e divulgação das ações preventivas, terapêuticas, reabilitadoras e legais relacionadas àquela doença; contribuição para o desenvolvimento de propostas que possibilitem o acesso universal e equitativo aos serviços públicos pelas portadores de endometriose; e garantia da democratização de informações sobre as técnicas e procedimentos cirúrgicos e pós-cirúrgicos existentes nas áreas de endoscopia ginecológica e endometriose.

Conhecida como “a inimiga silenciosa”, que pode acabar com o sonho da maternidade de milhões de mulheres, a endometriose é a presença do endométrio, tecido que reveste o interior do útero, fora da cavidade uterina (ou seja, em outras partes do útero ou em outros órgãos da pelve – trompas, ovários, intestinos, bexiga). É uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas durante o período menstrual, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

Comin enfatizou a necessidade  de se esclarecer melhor sobre esse mal, e de se buscar a prevenção. “É a doença da mulher moderna, que se vê obrigada a executar inúmeros papéis ao mesmo tempo, o que acarreta um significativo desgaste físico e espiritual”, acrescentou o parlamentar, dizendo ainda que, “quem cuida de mulheres portadoras de endometriose se depara com pessoas cansadas, entristecidas, deprimidas e muitas vezes frágeis de dor que enfrentam”. Comin observou que a única maneira de vencer a endometriose é alertando a população para doença, permitindo o diagnóstico mais precocemente.

Voltar