Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/09/2013 - 15h03min

Iniciam pesquisas para usina de biogás em Itapiranga

Projeto aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem três anos para ser implantado
Imprimir Enviar

Uma pesquisa que inicia nesta segunda-feira (2) apontará o potencial para implantação de uma central de geração de energia a partir do biogás, em Itapiranga, no Extremo Oeste. No sábado (31) ocorreu a solenidade de assinatura dos termos de cooperação entre a prefeitura e a Associação de Defesa da Cidadania, Energia e Meio Ambiente (Bio-Energia).

A Eletrosul, junto de outras seis importantes instituições do meio acadêmico e científico, irá implantar uma central de geração de energia de até 400 kilowatts (kW), que será abastecida pelo biogás produzido em 12 propriedades de criação de suínos. Com esse projeto, a empresa se propõe a aprofundar as pesquisas na área e contribuir para o avanço do aproveitamento energético da biomassa no País.

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) participou da solenidade, junto do prefeito Milton Simon, da deputada federal Luci Choinacki e da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Para o parlamentar, além do aproveitamento dos dejetos suínos na produção de energia, o projeto lança luzes para mais investimentos em fontes alternativas, o que reduziria a demanda por hidrelétricas que, mesmo gerando grandes quantidades de energia, causam não só prejuízos ambientais graves como também sociais.

“Nós temos uma dívida, no Brasil, com o investimento em fontes alternativas. Somos talvez o País mais privilegiado em todo mundo, no entanto, pouco ou nada até hoje nos concentramos em buscar fontes que representem o que vemos aqui: estamos transformando um subproduto negativo, o dejeto suíno, em energia”, afirmou Padre Pedro.

Projeto
De acordo com o gerente do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Eletrosul, Jorge Luis Alves, durante três anos serão desenvolvidas pesquisas para, depois, iniciar o processo de geração de energia, através do biogás.

O custo do projeto será de, aproximadamente, R$ 10 milhões. "Através da geração dos 400 kW de energia, será possível viabilizar energia elétrica para cerca de 30 residências", diz Alves.

Os biodigestores já estão instalados em 10 propriedades localizadas na comunidade Santa Fé Baixa, de Itapiranga. Outros dois também serão instalados, em breve. "A partir desta segunda-feira, os pesquisadores terão 45 dias para fazer as pesquisas nos 10 biodigestores já instalados", ressalta Alves.

Depois desta primeira fase, será feita a avaliação para instalação de outros dois biodigestores e, na terceira etapa, o estudo para a instalação do gásoduto.

A pesquisa envolverá cerca de 60 cientistas e técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Maria, Fundação Certi, Instituto de Tecnologia Aplicada Itaipu, Fundação de Pesquisa Tecnológica Itaipu e Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa).


Cássio Turra / Assessoria de Imprensa do Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
(48) 3221-2726 / (48) 9947-2049
www.padrepedro.com.br

Voltar