Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/10/2017 - 14h50min

Índices das escolas federais desmontam tese de que ensino público não tem jeito

Imprimir Enviar

A deputada estadual, Luciane Carminatti (PT/SC), afirmou hoje (26), na tribuna da Assembleia Legislativa, que a máxima de que a educação pública não tem jeito desmonta quando se analisam os inidcadores da rede federal.  “Para avaliar os índices no Brasil, compara-se o ensino básico com o mundo e ficamos muito preocupados, porque o país está em 62º lugar”, disse.

Mas, segundo Luciane, na rede federal o País ocupa a 11ª posição, conforme avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), e está à frente da Coréia do Sul, dos EUA e da Alemanha. “Isso prova que a educação pública pode ser muito boa. O que tem de diferente entre as redes, é que na federal o salário e o professor são valorizados. Ganham três ou quatro vezes mais do que um professor da educação básica e têm tempo para planejar, estudar e desenvolver projetos de pesquisa com os jovens”, ressaltou.

Luciane participou, esta semana, da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o tema a “Matemática está em tudo”, no Instituto Federal (IFSC) de São Carlos. Segundo ela, este instituto tem uma relação muito próxima com a comunidade local, com os pescadores e os cursos são voltados a atendê-la, como o de aquicultura e pesca. Em 2018 será lançada a graduação em engenharia civil.

"Participei de toda a mobilização para a implantação desta unidade em São Carlos. Qualificar os jovens da região é perder menos gente para o litoral do Estado”, comentou. Hoje este IFSC está atendendo com 10 salas de aula, 12 laboratórios, quatro salas de informática, quatro voltados à engenharia civil e quatro voltados à agropecuária.

“É isso que o governo Temer tem chamado de gasto, dizendo que o Brasil está gastando demais. O Brasil gastou com coisa boa, implantou centenas de IFs no Brasil. Investir em educação é investir no futuro”, afirmou a deputada. Ela disse que graças ao governo Lula, que valorizou a educação, temos hoje, em Santa Catarina, 21 Institutos Federais.  “E aprovamos uma meta no Plano Estadual de Educação para triplicar as matrículas da rede federal”, salientou.


--

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar