Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/04/2017 - 12h55min

Greve geral: Cem anos após primeira edição, Brasil paralisará novamente contra reformas

Imprimir Enviar
Cem anos após primeira edição, Brasil se prepara para Greve Geral

Fim do trabalho para menores de 14 anos, redução da jornada de 12 horas, pagamento de horas extras. Essas e outras reivindicações estavam na pauta da primeira Greve Geral, realizada em 1917. Cem anos após, trabalhadores e trabalhadoras voltam às ruas para defender seus direitos.
A conjunção de opiniões contrárias às reformas previdenciária e trabalhista, propostas por Michel Temer, supera a falsa dicotomia “coxinhas” e “mortadelas”, e promoverá a maior mobilização de trabalhadores e trabalhadoras já vista na história do Brasil. Assim afirmou o deputado Cesar Valduga (PCdoB), em pronunciamento na Assembleia Legislativa durante a sessão de terça-feira (25).
Para Valduga, o foco precisa ser a defesa dos direitos da população. “O que está em jogo não é se o processo que retirou Dilma da presidência foi impeachment ou golpe, mas as graves consequências que as reformas de Temer trarão aos trabalhadores e trabalhadoras. É fundamental que se mantenha o clima de união e de formação da consciência de classe”, explicou o parlamentar.
Prestes há completar cem anos, a primeira Greve Geral lutava pelo fim do trabalho para menores de 14 anos, redução da jornada de trabalho de 12 horas, pagamento de horas extras, que menores de 18 anos não trabalhassem durante a madrugada. Além de questões relacionadas ao ambiente fabril, o movimento operário também pautava assuntos como o controle de preços de alimentos e dos aluguéis. A paralisação de 1917 durou mais de um mês, e não foi pensada originalmente para ter um caráter geral.
Esta será a quarta vez que o consenso das forças vivas da sociedade conseguirá construir uma greve geral. Em 1989, mais de 70% da população economicamente ativa cruzou os braços em 12 capitais, gerando um prejuízo de 1,6 bilhão de dólares. Na pauta, trabalhadores e trabalhadoras lutavam contra a carestia. Também nos anos de 1986 e 1987, foram realizadas grandes greves, mas que não conseguiram resultados tão significativos como a de 1989.
 

Voltar