Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/06/2020 - 18h55min

Governo responde questionamentos de Marlene sobre Covid no Oeste

Imprimir Enviar
Deputada Marlene Fengler
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Em resposta a pedido de informação encaminhado pela deputada Marlene Fengler (PSD) sobre a estrutura de saúde organizada pelo Estado no combate à pandemia de Covid-19 nos municípios da região do Extremo Oeste, o governo informou, por meio da Casa Civil, que foram destinados mais de R$ 2,5 milhões a 24 municípios da região no combate à doença. Também relatou que conseguiu identificar os hospitais que já tinham leitos de UTI e que poderiam ampliar a oferta, após levantamento entre as instituições de saúde da região. Os equipamentos para ampliação, como respiradores, foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde ou remanejados de outras instituições.

Em outro questionamento encaminhado pela parlamentar sobre a portaria 246 da Secretaria de Estado da Saúde, o governo informou que a definição de leitos hospitalares foi uma das estratégias do Centro de Operações de Emergência de Saúde (Coes), órgão do Estado que coordena as ações necessárias ao enfrentamento da emergência sanitária. Como critério, o Coes adotou o parâmetro de três leitos clínicos para cada leito de UTI na assistência aos pacientes. A definição dessa estratégia, entre várias outras, segundo consta no ofício, foi baseada em contatos telefônicos ou por e-mail solicitando a manifestação dos hospitais quanto a disponibilização de leitos para internação de pacientes clínicos da Covid-19.

No texto, o governo explica que a definição dos leitos pela portaria 246 seria para atendimento da necessidade de atenção em um quadro epidemiológico de pandemia. Mas, mesmo assim, teria sido aberto um canal de comunicação para que os serviços se manifestassem justificando a impossibilidade de disponibilizar a quantidade de leitos bloqueada para a Regulação Estadual. No entendimento da Secretaria de Estado da Saúde não teria havido bloqueio de leitos, mas a possibilidade de internação clínica de acordo com a necessidade, incluindo a internação de casos suspeitos e/ou confirmados de coronavírus.   

Rossani Thomas
Assessoria de Imprensa Dep. Marlene Fengler
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2692 / (48) 9 9963 3236
rossanithomass@gmail.com

Voltar