Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/09/2014 - 13h19min

Governo federal define consórcio que irá fazer os estudos e o projeto da Ferrovia da Integração

Imprimir Enviar

"Estamos dando o primeiro passo para a concretização de uma grande obra", comemora o coordenador da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado Dirceu Dresch

O governo federal, por meio da empresa pública Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, concluiu a licitação para elaboração dos estudos e do projeto da Ferrovia da Integração, que vai ligar o Extremo Oeste ao Litoral.  O Consórcio Contécnica-Enefer-Topocart apresentou a melhor proposta.

O resultado da licitação foi publicado na edição 178 do Diário Oficial, no dia 16 de setembro, e ontem terminou o prazo de recurso. O consórcio vencedor apresentou proposta de R$ 54,8 milhões. 

"Estamos dando o primeiro passo para a concretização de uma grande obra. Começamos a tirar a Ferrovia da Integração do plano imaginário para a realidade. São 860 quilômetros de ferrovia que vão colocar Santa Catarina, o Oeste catarinense, no trilho do desenvolvimento", comemora o coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, deputado Dirceu Dresch (PT).

Conforme Dresch, a definição da empresa que fará o projeto da ferrovia resultou da união de forças do setor político e produtivo em prol do projeto, e mostra que a construção da ferrovia é prioridade para o governo federal. "Nossas lideranças mostraram unidade e o governo federal entende que a ferrovia é vital para garantir eficiência logística ao estado de Santa Catarina, pois irá aproximar as zonas de produção agrícola dos centros consumidores e dos portos catarinenses, reduzindo custos de produção, por meio de uma via de transporte mais segura e mais sustentável", avalia o deputado.

O consórcio vencedor será contratado para realizar do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA).  Além do EVTEA, o contrato também engloba o levantamento aerofotométrico e o projeto básico de engenharia para construção da ferrovia. O consórcio terá prazo de 22 meses para concluir o trabalho.

 


Assessoria de Imprensa

Deputado Dirceu Dresch - PT/SC

(48) 99440190

Voltar