Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/11/2012 - 16h07min

Governo do Estado apoia projeto que isenta imposto de agroindústrias familiares

Imprimir Enviar
Ao final da reunião, Dresch (C) conversa com os representantes da Secretária da Agricultura, Airton Spies (E) e da Fazenda, Carlos Roberto Molim(D)

“Não importa quem será o pai da criança, o importante é o fortalecimento das agroindústrias familiares com da isenção do ICMS”, afirma deputado Dirceu Dresch, autor da proposta

Representantes das secretarias de Estado da Agricultura e Pesca e da Fazenda participaram, nesta terça-feira (6), da reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (CCJ) para debater o Projeto de lei 578/2011. A proposta isenta as agroindústrias familiares do recolhimento de ICMS dos produtos da agricultura familiar destinados à alimentação escolar e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal. O projeto recebeu sinal verde dos representantes do governo do Estado.
Para o deputado Dirceu Dresch, líder da bancada do PT e autor do projeto junto com a deputada Luciane Carminatti (PT), o encaminhamento da reunião é um passo importante para que o projeto seja aprovado no Legislativo. Ele esclareceu que aceita retirar o projeto de tramitação, caso o governo opte por enviar um projeto do Executivo. “Construímos hoje um bom entendimento entre o parlamento e o Governo do Estado. Não importa quem será o pai da criança, o importante é o fortalecimento das agroindústrias familiares com a isenção do ICMS”, frisou Dresch.
Existem em Santa Catarina cerca de 2 mil estabelecimentos de processamento de alimentos legalizados e um número muito mais que ainda não estão legalizados, devido à falta de incentivos e alta carga tributária. “O governo dá incentivos milionários às grandes empresas, por que não pode fazer o mesmo com as pequenas agroindústrias familiares que geram empregos no campo e desenvolvimento aos pequenos municípios?”, questiona Dresch.
Um fato importante na reunião, conforme Dresch, foi a revisão de posição da Secretaria da Fazenda que, em resposta à diligência da CCJ, tinha se manifestado contrária ao projeto, posição revertida na reunião. O diretor de Administração Tributária da Secretaria, Carlos Roberto Molim, afirmou que devido à importância socioeconômica e ao alcance social da proposta, a Secretaria fará um novo parecer, desta vez com posição favorável à isenção de ICMS.
Já o secretário em exercício de Agricultura e Pesca, Airton Spies, destacou a concordância da pasta com o projeto. Ele afirmou que a isenção de imposto será um estímulo ao desenvolvimento e à consolidação das agroindústrias familiares. Também analisou que a medida terá pouco impacto na arrecadação do Estado, já que a isenção de ICMS abrange um mercado específico, que é a venda de produtos para programas públicos.
De acordo com o  coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – Fetraf/Sul,  Alexandre Bergamin Bergamin, que também participou da reunião da CCJ, mais de 17 estados brasileiros já praticam a isenção do ICMS para produtos da agricultura familiar destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Voltar