Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/11/2016 - 17h26min

Gestão de propriedades rurais é debatida durante seminário em Florianópolis

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare na mesa dos trabalhos do seminário

Os desafios na gestão de propriedades rurais foram discutidos por lideranças, gestores ligados ao meio rural, estudantes e interessados no tema, na última terça-feira (29), em Florianópolis. O seminário foi organizado pela Epagri/Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa).

“Não se faz desenvolvimento rural sem considerar a gestão da propriedade. Ela é um componente importante da propriedade e hoje a Epagri discute esse processo no campo da pesquisa socioeconômica e da extensão rural”, destaca Reney Dorow, gerente do Cepa. O evento tem financiamento da Fapesc e apoio da Secretaria da Agricultura e da Pesca, por meio do Programa SC Rural.
Na abertura, pela manhã, o deputado Natalino Lázare (PR), presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de SC (Alesc), destacou a força do agronegócio para trazer desenvolvimento econômico para o Estado. “O caminho mais curto para produzir desenvolvimento é a agricultura, o agronegócio, porque a gente planta agora e em alguns uns meses está colhendo. Dando condições para que o setor cresça, vamos encurtar desafios e ampliar as perspectivas de renda”, defendeu.
Luiz Ademir Hessmann, presidente da Epagri, citou a importância de se discutir a gestão para a realidade agrícola de Santa Catarina, onde 92% dos estabelecimentos rurais têm menos de 50ha. Também falou da velocidade com que a informação deve chegar ao campo. “Hoje as novidades chegam rapidamente a todos. A Epagri precisa estar no momento certo com a informação certa. Precisamos discutir a rapidez com que a informação chega na agricultura. Ela deve estar à disposição do agricultor e isso também envolve a gestão das propriedades rurais”, explicou.
Grandes negócios
“Somos o Estado da agricultura familiar”, reforçou o secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies. “E isso não é sinal de agricultura pobre. Mostramos que é possível fazer, em pequenas propriedades, grandes negócios. Com ciência, tecnologia, gestão e ligações com o mercado, pequenas propriedades produzem muito”, disse. Ele também destacou que, embora sejam menores e produzam mais, as famílias que comandam as propriedades hoje não trabalham mais que as do passado. “Isso ocorre graças a tecnologias que permitem multiplicar o rendimento dos recursos. Porque acrescentamos conhecimento. Isso é competência, gestão, é conhecimento na prática”, ressaltou.
Spies também lembrou que a profissionalização no campo é um caminho sem volta. “O sucesso da propriedade não é resultado de sorte ou azar, é de quem faz mais certo. Para isso é preciso ter metodologia, conhecimento e gestão. O desafio deste evento é descobrir de que forma a pesquisa e a extensão vão levar o conhecimento socioeconômico para a frente.”

Políticas públicas
O seminário tem como objetivo criar uma rede interinstitucional para discutir a gestão na propriedade rural, a fim de estabelecer um pacote de políticas públicas voltadas para a área. A programação contou com palestras e mesas-redondas sobre temas como gestão e desenvolvimento sustentável, visão de instituições de ensino e pesquisa sobre gestão da agricultura familiar, ações de desenvolvimento, visão das entidades representativas dos agricultores sobre a gestão, desafios das organizações, entre outros.
O evento envolveu representantes de diversas instituições, como Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa, Banco Mundial, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Souza Cruz, Organização das Cooperativas do Estado de SC (Ocesc), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultora de SC (Fetaesc), entre outras.

Voltar