Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/02/2015 - 09h16min

Gabriel Ribeiro se une ao movimento pela reabertura do Parque de São Joaquim

Imprimir Enviar
Deputado Gabriel Ribeiro em reunião na Câmara de Vereadores de Urubici

Autoridades, guias turísticos, empresários e representantes de entidades de classe foram à Câmara de Vereadores de Urubici, na segunda-feira (9), reivindicar a reabertura do Parque Nacional de São Joaquim. O ecoturismo foi suspenso por determinação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), causando prejuízos à economia local. O relatório aponta que a “visitação desordenada tem causado degradação ambiental e impactos significativos em áreas frágeis”. Porém, a Promotoria de Justiça afirma que jamais recebeu qualquer denúncia relacionada a danos ambientais ocasionados pela exploração comercial do local.

O movimento em favor da reabertura do parque está sendo liderado pelo Instituo Serrano de Ecoturismo e Conservação da Natureza (Isecon). O deputado estadual Gabriel Ribeiro (PSD) abraçou a causa, e tentará revogar a determinação do ICMBio. “O turismo alavancou o desenvolvimento dos municípios abrangidos pelo parque e a suspensão do ecoturismo é um retrocesso. Vamos procurar os órgãos competentes para buscar uma solução rápida e sustentável”, disse o deputado.

A criação de um plano de manejo que permita a exploração da área é defendida por todos. Porém, o ICMBio pretende reabrir o parque somente após a aprovação do plano, enquanto o Isecon pede que as visitações não sejam suspensas no período de elaboração do documento.

O Parque Nacional de São Joaquim tem 49 mil hectares, abrangendo os municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Orleans e Grão Pará. Os cartões postais são a Pedra Furada e o Morro da Igreja.

 

Fábio Ramos
Assessoria de Imprensa 

Voltar