Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/11/2015 - 10h47min

Francisco Karam agora é comendador do Parlamento Catarinense

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare entre Comenda à filha de Francisco Karam, a médica Carmen Karam Muller
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Na noite dessa segunda-feira (23), em sessão solene no Plenário Deputado Osni Régis, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), através de uma indicação do deputado Natalino Lázare (PR), concedeu ao médico Francisco Karam a Comenda do Legislativo Catarinense. A honraria máxima do Parlamento é outorgada anualmente àqueles que promovem o engrandecimento social, cultural, político e econômico do Estado.

O deputado promoveu a indicação de Karam pela sua luta histórica em favor da medicina e das pessoas, quando acompanhou de perto momentos históricos da profissão como a descoberta das vacinas e das novas tecnologias de imagem, que hoje permitem um diagnóstico preciso dos pacientes. Além disso, é reconhecido como uma das mais importantes autoridades médicas do Estado. A comenda foi recebida pela filha de Karam, a médica Carmen Karam Muller, acompanhada das irmãs Vera Karam Kleinubing, Elisabeth Karam e do neto João Paulo Kleinubing.

Conforme o parlamentar, a outorga é justa e merecida, pois quando Karam iniciou a carreira médica não haviam hospitais, luz elétrica, condução ou estradas, um período difícil que exigia esforço redobrado para salvar vidas. Peculiaridades desse tempo ele conta no seu segundo livro: “Memórias de um Médico do Interior”, lançado em 1999 pela Editora Insular e que traz experiências vividas por ele e seus pacientes, nas décadas de 40 e 50.

Instituída pela Resolução nº 002 de 2008, a Comenda unifica as homenagens concedidas pelo Parlamento Estadual e tem a finalidade de prestigiar, sem qualquer diferenciação, todos os condecorados. Neste ano, foram outorgadas 45 comendas, 40 indicadas pelos deputados titulares e cinco por parlamentares licenciados para assumirem secretarias no Executivo e por suplentes que assumiram cadeiras durante a 18ª Legislatura.

Quem é Francisco Karam

Filho de pai e mãe libaneses, educado por uma madrasta uruguaia, tem 84 anos. Nasceu na cidade de Bagé (RS), quase na fronteira com o Uruguai, no dia 5 de março de 1919. Fez o curso na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, atual Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 1938 a 1943. Foi médico em Tupandi (RS), Arroio Trinta (SC) e em Videira (SC). Acompanhou as mudanças da medicina, especializando-se em Raios X e ultra-som. É membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia. Escreveu artigos médicos publicados nas décadas de 40 e 50 nas revistas O Hospital e Revista Brasileira de Medicina, ambas editadas no Rio de Janeiro. Casado com Lourdes, tem oito filhos – Maria, Vera, Ana Lúcia, Miriam, Elizabete, Carmem, Paulo e Suzana. Escreveu, na década de 50, o livro Pedra Branca, publicado em 1993 pela Rio Quinze Editora, com o pseudônimo de Yussef Almanara. Em 1998, voltou a escrever. Tem produzido inúmeros artigos sobre vida e medicina, publicados em diversos jornais.

Texto elaborado com informações de arquivo do jornalista Edelcio Lopes
Felipe Schuler, Chefe de Gabinete | Comunicação
Gab. Natalino Lázare - PR
Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc)
(48) 3221-2638 (48) 9661-0017 (49) 9971-0373

Voltar