Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/07/2015 - 16h18min

Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa é tema de palestra de Deputada Dirce em Chapecó

Imprimir Enviar
Deputada Dirce Heiderscheidt no seminário em Chapecó

Os desafios e as metas do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, criado em 2011, é o tema da palestra da coordenadora do Fórum, deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), em sua apresentação às 8h30min dessa quarta, dia 29, no primeiro Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo, que acontece terça e quarta em Chapecó, no Oeste catarinense.

A coordenadora do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, deputada Dirce, vai informar que desde a sua criação, há quatro anos, o fórum realizou 12 audiências públicas no Estado para discutir a situação da pessoa idosa em Santa Catarina. E que em 2015 mais cinco audiências públicas estão agendadas, em agosto e setembro.  A primeira audiência será dia 13 de agosto em Laguna. No dia 20 em Urubici e  27  em Penha. Em setembro, nos dias 17 em  São José e 24 em Brusque.

Defensora das políticas públicas voltadas para as ações sociais, Dirce é autora do projeto de lei 15.293/2012, que instituiu o 15 de setembro como o Dia Estadual em Defesa da Pessoa Idosa. Ainda como metas do fórum para 2015 a 2018, na educação a parlamentar quer apoiar a criação da Faculdade Aberta para o Idoso, além de inserir conteúdos que tratem do envelhecimento em todos os níveis de ensino formal. “Ainda queremos lutar pela criação de um Fundo Estadual para o Idoso e a construção de Centro Dias para atender os nossos idosos catarinenses”, disse.

A preocupação com a qualidade, dignidade e respeito ao idoso é bandeira da parlamentar, que acredita que cada vez mais uma forte e efetiva rede de proteção aos idosos devem ser prioridades para as administrações públicas municipais, estaduais e federal .

“ A  sociedade brasileira está envelhecendo. O  IBGE constatou que hoje a expectativa de vida no Brasil é de 73 anos. O número de habitantes acima dos 60 anos saltará de 21 milhões para 30 milhões em 2020 e vai ultrapassar os 55 milhões em menos de 30 anos”, avaliou.


Dirce avalia que, por isso, é necessário acender esse debate. Envelhecer com qualidade e dignidade de vida esse é o desafio.  “Queremos que o nosso Estado, sempre pioneiro e referência em qualidade de vida em nosso país, ganhe visibilidade também ao adotar cada vez mais uma rede natural de proteção aos nossos idosos.”

Jornalista Valquíria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Dirce Heiderscheidt

Voltar