Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/04/2013 - 18h42min

Força-tarefa será enviada a Saudades para investigar onda de crimes

Imprimir Enviar
Foto: Divulgação


Anúncio foi feito durante reunião do secretário de Segurança Pública com o deputado Dirceu Dresch e o prefeito de Saudades, Daniel Kothe
Uma equipe da Divisão de Investigação Criminal da Polícia Civil de Chapecó será enviada ao município de Saudades para investigar e combater o aumento da criminalidade. A decisão foi tomada pelo secretário de Segurança Pública, Cesar Grubba, durante reunião com o deputado Dirceu Dresch (PT) e o prefeito da cidade, Daniel Kothe (PT), na sede do órgão em Florianópolis, nesta quinta-feira (4). O secretário também confirmou que designará um novo responsável pela delegacia do município e buscará formas para aumentar o efetivo da Polícia Militar. 
“O resultado foi muito positivo, ainda que tardio. Exigimos uma atenção especial das autoridades de segurança e isso foi garantido na reunião”, afirmou Dresch. “Estamos fazendo o possível para normalizar a situação e tranquilizar a população, dentro da legalidade”, explicou Kothe.
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Aldo Pinheiro D'Ávila, o secretário de Desenvolvimento Regional de Maravilha, Valci Dal Masso, e um representante do mandato do deputado Mauricio Eskudlark (PSD) também participaram da reunião. As lideranças cobraram uma ação imediata do Estado para pôr fim à onda de violência que tem provocado revolta na população, devido ao crescente aumento no registro de roubos, assaltos, arrombamentos e suspeita de assassinato. A segurança pública no município é precária. O responsável pela delegacia de polícia está afastado por problema de saúde e há apenas um policial militar por escala.
A situação no município se agravou na noite da terça-feira (2), quando um homem que tentava roubar o salão da comunidade Santo Afonso foi baleado por um agricultor que impediu o crime. O agricultor reagiu quando o ladrão tentou agredi-lo a facão. O criminoso morreu e o agricultor foi preso. Na mesma noite, outros furtos foram registrados no município, que tem 10 mil habitantes.
“O agricultor foi evitar que o salão da comunidade fosse arrombado e acabou atirando no criminoso para se defender. É uma tragédia que revolta os moradores, pois não se trata de um bandido, mas de uma pessoa de bem, que defendeu o patrimônio da comunidade. Como ele se apresentou à polícia espontaneamente, não poderia ter ocorrido a prisão em flagrante”, argumenta Dresch. Na reunião com o secretário de segurança, as lideranças manifestaram indignação e  preocupação com o agricultor preso.
Há pouco mais de 50 dias, outro agricultor foi encontrado morto, queimado, dentro de um galpão, e o crime continua sem resposta. O deputado argumenta que a situação de violência vivenciada pelos moradores seria evitada se houvesse reforço na estrutura da segurança pública. Na semana passada, ele já havia apresentado ofício solicitando reforço na estrutura policial do município.
Assessoria de imprensa
Deputa Dirceu Dresch – PT/SC
(48) 9944 0190

Voltar