Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/07/2015 - 17h00min

“Foi um semestre de muito trabalho”, diz Natalino

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare

Ao entrar no período de recesso parlamentar, que segue até dia 2 de agosto, o deputado Natalino Lázare (PR) avalia os primeiros meses de mandato na Assembleia Legislativa e afirma que dentre suas metas está o debate sobre o atual modelo econômico da região de Videira.

Os primeiros cinco meses de mandato do deputado Natalino Lázare (PR) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), completados no início deste mês, deram uma mostra do que o parlamentar pretende em sua atuação na defesa da região de Videira. Segundo ele, importantes avanços foram alcançados através de um intenso trabalho de articulação política com o Governo do Estado, quando as demandas dos municípios que representa passaram a serem vistas com mais atenção pelo Executivo. O deputado enfatiza que o trabalho legislativo no acompanhamento de projetos e aprovação de importantes leis estaduais, também contribuíram para o pontapé inicial de uma trajetória de quatro anos de muitos desafios e conquistas.

Sua eleição aconteceu após seis décadas sem representação efetiva de um deputado da região na capital. É possível dizer que, mesmo com pouco tempo de mandato, os resultados já podem ser vistos?
Natalino: Sem dúvida. Neste tempo passado a região foi penalizada por não ter um legítimo representante no Legislativo, um agente político que pudesse defender nossas bandeiras e interceder diante da necessidade de tantas obras, recursos e melhorias em setores como a saúde e a infraestrutura. Assim, a expectativa das pessoas diante do trabalho que estamos desenvolvendo é muito grande, mas estou ciente disso. Costumo dizer que não vamos resolver todos os problemas estruturais que temos na região, mas seguramente vamos lutar para que a maioria deles tenham uma solução ou para que sejam debatidos entre as lideranças políticas, empresariais e com a participação da comunidade. Neste período em que ocupo a cadeira na Alesc promovemos alguns avanços que já são de conhecimento das pessoas, mas há outros tantos que ainda estamos construindo para surtir efeito ali na frente.

A que assuntos você se refere deputado?
Natalino: Desde o início do ano, um dos temas que mais tem me preocupado são as estradas da região. Tenho sido um fiscal permanente do trabalho da Secretaria de Infraestrutura e do Deinfra quanto aos investimentos que estão fazendo na revitalização de nossas estradas. Foram inúmeras reuniões com os titulares destas pastas, inclusive com a participação do nosso secretário regional, Dorival Borga, quando reiteramos a importância do cronograma destas obras não ser suspenso, para que avancem em ritmo acelerado para sua conclusão. De fato, avançamos bem nesta questão e atualmente as empreiteiras estão nos canteiros de obras, seguindo com as frentes de trabalho para a conclusão destes trechos. Há ainda uma forte mobilização de nosso mandato diante de melhorias para a saúde. Temos um polo regional de saúde que é Videira, através do Hospital Salvatoriano Divino Salvador (HSDS), e defendo que a estrutura precisa ser melhoradas em todos os setores para melhor atendermos nossa gente. Uma das prioridades é o atendimento de procedimentos de média e alta complexidade, avanço que estamos construindo em parceria com o hospital e com o governo para que seja rapidamente colocado em prática. Há também a intenção de aumentar os repasses mensais às unidades de saúde para que possam suprir a defasagem da tabela do SUS. Neste mesmo caminho, defendo um amplo debate entre os municípios sobre qual o encaminhamento futuro que queremos dar para este setor, discussão que vamos promover em breve.

Há outras conquistas que podemos listar?
Natalino: Sim, há várias outras. Tivemos uma atuação forte e decisiva para que a greve dos professores tivesse seu término. Através de nosso gabinete, formamos um grupo de trabalho com professores de carreira para elucidar o plano do magistério e a proposta de aumento que o governo oferecia na época da greve. Por ser da área, vi que tinha o dever de fazer algo a mais pelos meus colegas professores. Assim, este profissionais levaram um relatório detalhado de sugestões para a Comissão de Educação da Alesc, que prontamente validou o documento e ofereceu condições para que este grupo fosse até a Secretaria da Educação e debatessem cada ponto com os técnicos. Foi uma importante conquista para nós, já que oferecemos subsídios técnicos para que a negociação com os professores tivesse avanço.  Não podemos esquecer também da Udesc, já que firmamos compromisso de campanha de que iríamos viabilizar ao menos um curso gratuito da universidade aos estudantes da região. De fato este pleito será atendido, sendo que o reitor da Udesc esteve em Videira para uma primeira reunião. Agora, vamos atuar para consolidar esta agenda e para que possamos contar com o curso de administração com ênfase em gestão pública já no início de 2016. Nossa intenção é de que, no futuro, um campus possa ser construído ou que então a Udesc compre vagas da Unoesc para abrigar alunos contemplados pelo ensino gratuito. Este modelo ainda vamos discutir e avaliar o melhor encaminhamento.

Você precisou interceder para que órgão de governo não saíssem de Videira?
Natalino: Fomos decisivos para que a cidade não ficasse prejudicada em alguns aspectos durante algumas reformas que estão sendo feitas em órgãos de governo. Este foi o caso da gerência regional da Cidasc, já que havia uma condição muito clara de que ela iria ser relocada em uma cidade próxima. Houve também o caso da Polícia Ambietal, que iria ser totalmente abrigada em Caçador, mas conseguimos conter esta mudança. Nestes casos, utilizamos de nossa articulação política com o governador para rediscutir estas ações. Há, por outro lado, também uma intenção de nosso mandato em levar órgãos de governo para o município, como é o caso da Fatma, onde uma nova coordenadoria regional está muito próxima de ser instalada no município, fazendo com que procedimentos como a homologação de licenças ambientais seja um serviço mais ágil e perto de quem precisa, em especial, os agricultores e empresários.

Na agricultura, cuja comissão você preside, como está o trabalho?
Natalino: Este é um dos setores que mais ganhos tivemos neste curto período. Estamos buscando a inovação com a criação de alguns programas que vão dar condições de melhoria na vida no campo e melhores perspectivas ao homem do campo. Já no início do ano, propusemos a criação de um programa catarinense de vitivinicultura, cuja pauta se baseia no incentivo à produção da uva e melhoria da qualidade dos produtos, como o vinho e o suco. Criamos, com isso, o Dia do Produtor de Uva e de Vinho, como um marco de início das discussões em torno do setor. Recentemente, durante uma audiência pública em Videira, lançamento a Frente Parlamentar da Fruticultura, quando um grupo de deputados foi escalado para debater os problemas que o setor enfrenta e quais as saídas possíveis para que a fruticultura volte a ser um dos principais pilares da economia catarinense e, por consequência, da nossa região. Por fim, estamos em fase adiantada de formatação de um projeto de aproveitamento de dejetos de suínos para a geração de gás e energia, chamado de Bioenergia. Nossa intenção é oferecer um meio sustentável de utilização do dejeto como fonte de renda ao agricultores e ainda resolver um problema de saúde pública que atinge quase todo o território catarinense.

Alguns repasses de recursos também já foram possíveis. Qual setores tem sido beneficiados?
Nós recebemos muitos pedidos de prefeitos, vereadores e associações para o repasse de recursos, valores que são investidos em obras, melhorias ou programas. Já conquistamos alguns repasses no setor da Cultura, Esporte e Turismo, além da Agricultura, mas vivemos em um momento difícil quanto à liberação financeira. Acredito que para o segundo semestre a situação possa melhorar, quando o Governo do Estado prevê abrir mais os cofres para o repasse de subvenções e convênios. Entendemos que é um momento de expectativa quanto ao crescimento econômico do país e Santa Catarina tem sido exemplo de austeridade fiscal.  

Na sua visão, o que podemos esperar do futuro do seu mandato?
Natalino: A região tem na capital um deputado disposto a lutar pelas causas dos municípios, pelas demandas que ainda são gargalos para o desenvolvimento regional. Para avançarmos ainda mais, precisamos urgentemente rediscutir algumas questões como o atual modelo econômico da região, por onde nossa economia vai caminhar e de que forma vai oferecer subsídios para crescermos. São respostas que precisamos encontrar como forma de planejarmos nossas ações. Vou sugerir esta construção a todos aqueles que estão dispostos a ver nossa rica região ir adiante. Peço para que todos formem uma corrente de cooperação para atingir nosso sonho, que é oferecer um amanhã mais próspero para nossa gente. Para isso, basta que deixemos as vaidades de lado e sigamos rumo ao caminho do trabalho, da justiça social e da união.

Voltar