Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/12/2017 - 14h48min

Finanças aprova proposta de estímulo a doação de medula óssea

Imprimir Enviar

Foi aprovada na Comissão de Constituição de Justiça, por unanimidade, a proposta do deputado Zé Milton (PP), de alteração da lei 10.567/97 que dispõe da isenção das taxas de inscrição de concursos públicas aos doadores de sangue para incluir os doadores de medula óssea, que é a única esperança de cura para milhares de portadores de leucemia e de outras doenças do sangue, na manhã desta quarta-feira (6).
Segundo Zé Milton, o objetivo é incentivar o crescimento do número de doadores de medula óssea no Estado. “A questão está em expandir de forma consistente e sistemática o número de doadores. O projeto oferece mais uma alternativa para ampliar o cadastro e a captação de doadores de medula", defendeu o parlamentar, argumentando que essa medida pode ter um impacto significativo para o aumento no número de cadastros de doadores e, assim, maior possibilidade de encontrar doadores compatíveis, já que segundo dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) as chances do paciente encontrar um doador compatível são de 1 em cada 100 mil pessoas, em média.
Santa Catarina, apesar de ter  156 mil pessoas cadastradas, o maior do Brasil, há uma lista de 65 pacientes, no Hemosc, para transplante de medula óssea autóloga.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima- se 10.070 novos casos, sendo 5.540 homens e 4.530 mulheres em todo o Brasil.
 



Fernando Silveira
Assessor de Comunicação Gabinete Deputado José Milton Scheffer
(48) 8870.0829 - 3221.2878
Fernando Silveira
Assessor de Comunicação da Liderança Progressista
(48) 3221.2878 - 9956.0983

Acompanhe José Milton Scheffer


José Milton Scheffer
Voltar