Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/10/2020 - 06h39min

Naatz: Fim dos pedágios urbanos é vitória da sociedade catarinense

Imprimir Enviar
Deputado Ivan Naatz (PL), autor da PEC que proíbe a cobrança de pedágios urbanos em Santa Catarina.
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado, aprovou em segundo turno de votação nesta terça-feira (20) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que proíbe a cobrança de pedágios urbanos em Santa Catarina. A matéria contou com 32 votos favoráveis e apenas dois contrários.

De autoria do deputado Ivan Naatz (PL), a PEC  altera o artigo 128 da Constituição Estadual, com o objetivo de proibir a cobrança de taxa de qualquer natureza que limite o tráfego de pessoas ou de bens, inclusive por meio de Taxa de Preservação Ambiental (TPA),  a exemplo das que já são  cobradas pelos municípios de Bombinhas e Governador Celso Ramos .

Ao defender a proposta, Naatz reiterou que estes tipos de pedágios são, na verdade, meramente arrecadatórios e representam mais impostos no bolso do cidadão, sem nenhum tipo de benefício, além de restringir o direito de ir e vir e das opções de lazer da população em municípios turísticos.  “Depois de um ano e nove meses de discussão, muitos debates e ataques e dois turnos de votação me sinto um vencedor junto com a sociedade catarinense porque essa nova legislação vai impedir que estes modelos de cobranças de taxas se espalhem por Santa Catarina”, declarou o parlamentar.

Ainda segundo Naatz, o valor arrecadado apenas beneficia as empresas terceirizadas de cobrança e não é aplicado ao fim para o qual foi criado, ou seja, projetos de conservação e proteção ambiental. Naatz agradeceu o apoio dos deputados à proposta e analisou também que com a aprovação, “o parlamento deu mostra de que não vai tolerar a proliferação e a criação de novos impostos, principalmente neste momento de crise econômica e sanitária porque passa o estado e o país.”

Comunicação Gabinete
carlosc.mello7@gmail.com

 

Acompanhe Ivan Naatz


Ivan Naatz
Voltar