Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/05/2013 - 14h21min

Ferrovia da Integração sai do papel com lançamento do edital

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch (PT) participou do lançamento do edital

O deputado Dirceu Dresch (PT) participou, na sexta-feira (10), em Chapecó, do ato simbólico de lançamento do edital de concorrência 4/13 para a contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ferrovia da Integração (Dionísio Cerqueira – Itajai). Como coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, o deputado destacou o longo processo de mobilização e de pressão política que precedeu esse momento histórico. 

“Demos de fato o primeiro passo, o pontapé inicial, para a construção da ferrovia que será a mais importante obra para Santa Catarina. Ficamos muito satisfeitos porque a reivindicação da Frente Paralmentar Catarinense das Ferrovias foi atendida e o estudo vai compreender o trecho do Litoral a Dionísio Cerqueira, não apenas até Chapecó. Isso abre o caminho para que a Ferrovia da Integração seja uma ferrovia bioceânica, interligando os portos catarinenses ao porto de Antofagasta, no Chile”, destacou Dresch. A ligação do Atlântico com o Pacífico por ferrovia tornaria mais ágeis as exportações para a Ásia.

Os estudos para construção da Ferrovia da Integração, que englobam também o levantamento aerofotométrico e o projeto de engenharia, vão representar investimento aproximado de R$ 68 milhões do governo federal e devem ser concluídos em 22 meses.  Assim como a Ferrovia da Integração, outra obra ferroviária importante para o estado é a Ferrovia Norte-Sul, que vai passar por Chapecó.

“A Ferrovia Norte-Sul é essencial para o futuro do modelo agroindustrial catarinense, pois garantirá que grãos produzidos na região Centro-Oeste cheguem às agroindústrias e aos agricultores com menor custo”, opina o deputado.

Participaram do evento o ministro dos Transportes, César Borges; a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatt;, o presidente da empresa pública Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, Josias Sampaio Cavalcante Junior; prefeitos, deputados e representantes de entidades empresariais.

Assessoria de Imprensa
Deputado Estadual Dirceu Dresch- PT
(48) 9944 0190

Voltar