Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/11/2019 - 18h19min

Fernando Krelling quer mais ações do Estado no combate ao sedentarismo

Imprimir Enviar
Deputado Fernando Krelling, secretário do Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, e o conselheiro honorífico vitalício do Conselho Regional de Educ

Parlamentar esteve nesta terça-feira (26) com o secretário do Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, e entregou dois pedidos de Indicação com planos de ação nos quais a atividade física é relacionada a promoção da saúde

O deputado Fernando Krelling (MDB) esteve nesta terça-feira (26) com o secretário do Estado da Saúde de Santa Catarina, Helton de Souza Zeferino. Em pauta estava a intenção de inserir em Santa Catarina dois importantes projetos que unem a atividade física e profissionais da área na promoção da saúde. Além do secretário e do deputado, participou do encontro o conselheiro honorífico vitalício do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina, Marino Tessari.

Fernando Krelling apresentou duas Indicações aprovadas no plenário da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) à Secretaria do Estado da Saúde. As duas foram acolhidas e tiveram resposta favorável do secretário Helton de Souza Zeferino.

Uma das sugestões é a ampliar o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, inserindo no projeto a residência de profissionais de enfermagem, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia e de educação física. Hoje o programa conta apenas com residência médica.

“Este apelo vem no sentido de capacitar profissionais da área da saúde para que sejam capazes de promover, prevenir e recuperar a saúde de forma integral e igualitária na esfera dos direitos da cidadania”, destacou Fernando Krelling.

O deputado enfatiza que hoje este programa conta com o apoio da Ascop (Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina).

“Nosso outro pedido é para o Estado aderir ao Plano de Ação Global Sobre Atividade Física 2018-2030 da OMS. O objetivo é incentivar as pessoas a serem mais ativas e, assim, combater o sedentarismo e suas consequências”, explicou o parlamentar.

O plano de Ação Global foi lançado no ano passado e está sendo chamado de “Mais pessoas ativas para um mundo mais saudável”. A meta é reduzir o índice de inatividade física global em 15% até 2030. O plano estabelece quatro objetivos específicos e recomenda 20 ações políticas acerca de determinantes culturais, ambientais e individuais da inatividade.

“Este é um plano multidisciplinar bastante audacioso, mas importante para a promoção de saúde. Nosso papel enquanto deputado é fomentar a ideia e intermediar as discussões entre órgãos do governo e sociedade civil. Tivemos uma resposta muito positiva do secretário que irá providenciar uma série de estudos técnicos para a viabilização da adesão”, finalizou Fernando Krelling.

 

Assessoria deputado Fernando Krelling

 


 

 

Acompanhe Fernando Krelling


Fernando Krelling
Voltar