Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/12/2014 - 17h02min

Farmácia da Natureza realiza última atividade em 2014

Imprimir Enviar

O projeto Farmácia da Natureza, implementado pelo Fórum do Aquífero Guarani, realizou a última atividade de 2014, nesta quarta-feira (17), em Florianópolis. Um grupo de Tangará, Meio Oeste do Estado, participou de uma visita orientada a hortos de plantas bioativas em Florianópoli. O coordenador do projeto, Alesio dos Passos, acompanhou os participantes e o presidente do Fórum, deputado Padre Pedro Baldissera (PT), recebeu o grupo na Assembleia Legislativa.

O trabalho começou com duas atividades técnicas em Tangará e foi finalizado com as visitas aos hortos em Florianópolis, em especial ao projeto Quinta das Plantas, implementado na sede da Associação dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina (AFFESC) e coordenado pela farmacêutica Viviane Corazza, também colaboradora do projeto Farmácia da Natureza. “O objetivo foi trabalhar primeiro em sala, falando de cada planta, explicando cuidados no cultivo e na manipulação. Aqui a intenção é apresentar na prática a ideia dos hortos comunitários de plantas e ervas e ampliar o conhecimento em torno do cultivo e identificação das espécies”, afirma Alesio.

Projeto

A proposta do projeto Farmácia da Natureza é informar a população sobre a identificação, o cultivo e o uso de plantas e ervas bioativas, além de incentivar o cultivo como forma de incremento na renda em situações onde é possível organizar experiências coletivas, principalmente reunindo agricultores familiares. Muitas das comunidades que recebem o Farmácia da Natureza implantam hortos públicos de plantas e ervas com o auxílio do projeto. Isso garante acesso à população e também um espaço de cultivo de diversas espécies, que podem ser trabalhadas em atividades com associações de moradores, escolas, grupos de idosos, e dentro dos programas municipais de saúde.

Outro propósito é auxiliar os municípios e o próprio Estado a construírem um projeto que, gradativamente e baseado em evidências científicas, utilize-se das plantas nos serviços públicos de saúde. Já existem diversos exemplos positivos e o próprio Ministério da Saúde já reconhece as propriedades de mais de 60 espécies de plantas e ervas.

 

(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar