Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/02/2021 - 16h39min

Fabiano pede atenção da Casan a atingidos por rompimento de lagoa

Imprimir Enviar
Deputado Fabiano da Luz
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado Fabiano da Luz (PT) pediu, na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (03), que a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) dê a atenção devida aos moradores da área atingida pelo transbordamento da estação de tratamento de esgoto da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. “Junto com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), fomos ontem ao local, a convite de moradores, verificar a situação. Estamos falando do maior crime ambiental de Florianópolis e a grande angústia diante de casas destruídas ou interditadas, com risco de desabar. Algumas pessoas permanecem nelas por não terem aonde ir.”

Segundo o parlamentar, os moradores que tiveram contato com a água mostraram que estão com feridas na pele, além de terem que suportar o mau cheiro e a proliferação de mosquitos e insetos, devido à contaminação da água com os dejetos. “Alguns pais, por sorte, estavam em casa no momento do rompimento e conseguiram retirar as crianças de casa e da rua e levá-las para um lugar mais seguro, senão estaríamos falando de perdas de vidas”, contou.

Prejuízos
Além da questão moral e sentimental, Fabiano destacou os prejuízos que vêm a reboque do turismo, atingindo pousadas, bares, restaurantes e lojinhas. “Os turistas estão evitando ir à Lagoa. Os barqueiros que fazem passeios estão dizendo que não estão transportando mais ninguém.”

O deputado fez um apelo para que a Casan dê uma resposta rápida, atenda as famílias, amenize os efeitos ambientais gerados pela contaminação da água e o prejuízo para todos os empresários.

 

Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Fabiano da Luz


Fabiano da Luz
Voltar