Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/03/2020 - 15h45min

Fabiano da Luz parabeniza os 28 anos do município de Arabutã

Imprimir Enviar
Imagem de Arabutã, situada no Meio-Oeste. FOTO: Divulgação

Arabutã é um município localizado no Meio-Oeste catarinense. O próximo dia 31 marcará os seus 28 anos de fundação. Com a construção da estrada de ferro São Paulo ao Rio Grande do Sul, por volta do ano de 1910, atravessando o estado de Santa Catarina de Sul a Norte, costeando o Rio do Peixe, por uma empresa americana, a sorte da região tomou outros rumos.

A região onde hoje é Arabutã foi vendida à companhia colonizadora Mósele Eberle e a partir de 1912 entraram os caboclos em nossa região, começando o desmatamento e então surgiram os primeiros núcleos de habitação. Essa região pertencia a Colônia Concórdia e a companhia Mósele procurou interessados para aquisição de terras.

Em 1927 chegaram à Arabutã uma leva de imigrantes, vindos da Romênia que aqui, a troco de serviços recebiam terras e comida da colonizadora. É a esses imigrantes que se deve a colonização de Arabutã, pois foram eles que abriram estradas para mais tarde servirem de passagem a novos imigrantes que vinham chegando.

Características
O povoamento de início teve o nome de Pipoca dado pelos caboclos, por motivo de terem ficado ilhados durante uma enchente, entre o Rio Jacutinga e Lajeado Canoas, e sua alimentação por vários dias, foi pipoca. Com a vinda dos alemães mudou-se o nome para Nova Germânia, assim ficou conhecida em grande parte do Rio Grande do Sul.

A maioria dos colonizadores veio de Montenegro trazendo o progresso, a cultura, a religião e o lazer.Durante a 2ª Guerra Mundial mudou o nome para Mauá, nome este ainda conservado em nomes de empresas e monumento na praça central da cidade. Mais tarde, recebeu o nome de Arabutã, que na língua Guarani quer dizer Pau Brasil devido a uma madeira idêntica encontrada às margens do Rio Jacutinga.

O Município de Arabutã foi criado em 12 de dezembro de 1991 pela lei 8.474, publicada no diário oficial n° 14.345 de 1991.

Arabutã foi distrito de Concórdia no período de 1938 até 31 de março de 1991, quando foi votado o plebiscito pela emancipação, tornando-se, no dia 12 de Dezembro de 1991, um Município politicamente emancipado. A emancipação política ocorreu com a posse do primeiro prefeito, em 1 de janeiro de 1993.

Acompanhe Fabiano da Luz


Fabiano da Luz
Voltar