Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/09/2020 - 17h06min

Fabiano agradece apoio unânime a projeto sobre migrante em SC

Imprimir Enviar
Deputado Fabiano da Luz
FOTO: Solon Soares/Agência AL

O deputado Fabiano da Luz (PT) agradeceu, na sessão plenária desta quinta-feira (17), a atitude humanitária dos parlamentares catarinenses pela aprovação, por unanimidade, do projeto de lei que regulamenta a presença do migrante em Santa Catarina. Segundo ele, há no Estado irmãos de 59 países. “Alguns acham que eles vêm para tirar o emprego dos catarinenses, quando na verdade prestam serviços que ninguém quer fazer, como nas linhas mais difíceis dos frigoríficos.”

Fabiano ressaltou que há muitos médicos trabalhando de servente de pedreiro e engenheiros ajudando a recolher o lixo e a limpar as ruas. “O país deles foi devastado ou por tormenta, ou por tornado, ou pela situação econômica. Por isso abandonaram suas famílias e vieram para cá em busca de trabalho e dinheiro para que seus filhos possam comer.”

Em roteiro pelo Oeste, o deputado encontrou alguns imigrantes, dentre eles um haitiano que o comoveu ao implorar para que adotasse seus filhos no Haiti, prometendo que se isso acontecesse jamais chegaria perto das crianças, pois queria apenas ter a segurança e a tranquilidade de saber que teriam comida e um lar.

“Regulamentar a presença deles não é dar-lhes o direito ao voto como alguns pensam, mas à dignidade. É reconhecer a culinária deles como nossa, como hoje temos a polenta e a batata que vieram com os imigrantes italianos e alemães. É aceitar os aspectos culturais como a dança, como temos o tango, que é castelhano, a sua concepção familiar; é conceder o direito à saúde, à educação e recebê-los como seres humanos, como pessoas, como irmãos nossos que são e que estão precisando de uma mão estendida.”

Fabiano ressaltou que se os papéis fossem invertidos, “se uma catástrofe acontecesse e tivéssemos que ir a outro país buscar um trabalho para sustentar a família, imagine sofrer preconceito, racismo, perseguição, tortura e o desprezo, muitas vezes, da população em outro país, num momento de desespero ao buscar uma vida nova.”


 


Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Fabiano da Luz


Fabiano da Luz
Voltar