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13/03/2013 - 17h34min

Extremo Oeste mobilizado por federalização da BR 163

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Uma reunião no DNIT, na terça-feira (12), buscou avanços nos projetos de restauração e no processo de federalização da BR-163. O trecho da rodovia em Santa Catarina tem 100 quilômetros. De Dionísio Cerqueira a São Miguel do Oeste, a ordem de serviço para ampliação e restauração será assinada nos próximos dias.

Agora a luta é pelo projeto de restauração e ampliação, com a federalização, do trajeto entre São Miguel do Oeste e Itapiranga, passando por Iporã. Hoje a rodovia é responsabilidade do estado e já não comporta o tráfego intenso. 
Um estudo de viabilidade para a federalização, inclusive para a construção da ponte entre Itapiranga e Barra do Guarita (RS), já foi aprovado, aguardando os processos na área ambiental. A reunião desta terça-feira mostrou que as medidas somente sairão do papel com agilidade a partir de um esforço conjunto de lideranças do SC e do RS. “Uma ação conjunta nos permitirá andar mais rápido nos processos, principalmente na questão ambiental”, disse o deputado Padre Pedro Baldissera (PT).

Além do parlamentar, participaram da reunião com o superintendente do DNIT, João José dos Santos, o prefeito de Iporã do Oeste, Ilton Vogt, os vereadores Nilo Ghilardi (presidente da Câmara de Ipora), Lúcio Mallman (Iporã do Oeste), Ani Hass (Presidente da Camara de Itapiranga), Marino Spies (Itapiranga), o vice-prefeito de Descanso, Neri Spessatto, os empresários Sérgio Mallman e Elton Gauer, o delegado sindical do SETCOM, Hugo Walter e o engenheiro da área de projetos do DNIT, Huri Alexandre. 

A principal definição é a reativação de um Grupo de Trabalho (GT), com representação do RS e de SC. O objetivo, segundo o deputado Padre Pedro Baldissera, é agilizar as tramitações para cada passo do projeto, desde a restauração – que já conta com recursos garantidos, na ordem de R$ 120 milhões – até as medidas necessárias à construção da ponte que liga os dois estados. “A federalização da rodovia e a construção da ponte dependem de medidas anteriores, como as melhorias da ligação viária no Rio Grande do Sul e as obras de conservação e adequação no trecho que, pretendemos, seja federalizado, de São Miguel do Oeste a Itapiranga”, disse o parlamentar.

Na visão do prefeito Ilton Vogt, que motivou a realização da reunião, a região tem tudo para avançar rapidamente nesta conquista. "Temos o estudo de viabilidade. Agora precisamos avançar no Projeto Técnico pelo Governo do Estado, mobilizar a região, sensibilizar a bancada catarinense e os ministros do Planejamento e dos Transportes para que assim que tenhamos o Projeto Técnico, haja programação para integrar o Programa de Aceleração de Crescimento - PAC", explica.

A mobilização dos dois estados incluiria as 21 cidades que compõem a associação dos municípios do lado gaúcho e a Ameosc, do lado de SC. "Hoje a responsabilidade pela rodovia é do Estado, mas queremos um padrão moderno de pista na parte Sul, além da ponte em Itapiranga, um pleito muito antigo dos municípios da região", explica Padre Pedro. O Estudo de viabilidade encomendado pelo DNIT e apresentado ainda em 2010 projetava tráfego de quatro mil veículos diariamente sobre a ponte entre Barra do Guarita/RS e Itapiranga/SC. Um passo importante neste processo são as obras que antecedem a federalização do trecho da rodovia no RS, entre Tenente Portela e Barra do Guarita, e na SC- 472, no lado catarinense.

Audiência no Ministério dos Transportes em 2012
Uma reunião entre o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos, e uma comitiva de lideranças da região Oeste do Estado, em 6 de março de 2012, já havia tratado do tema. Além de Padre Pedro, o deputado federal Pedro Uczai também participou dos debates. O objetivo foi sensibilizar o ministro em relação à urgência das obras das BRs 163, 158 e 282.

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