Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/06/2013 - 19h03min

Evitar o desperdício de alimentos é fundamental para a preservação dos recursos naturais, alerta Ana

Imprimir Enviar

A líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputada Ana Paula Lima, destacou nesta quarta-feira (05) que um dos desafios atuais para a população mundial é diminuir o desperdício de alimentos, desde o campo até o consumidor final. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), citados por ela, 1,3 bilhão de toneladas de comida é desperdiçada por ano, por consumidores e comerciantes. “O número equivale a um terço da produção do planeta. Enquanto isso, uma em cada sete pessoas no mundo passa fome, e mais de 20 mil crianças com menos de cinco anos morrem todos os dias por desnutrição”, alertou a parlamentar em pronunciamento na tribuna.

Frente a relevância do assunto, a ONU definiu como tema para Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado neste 05 de junho, “Pensar. Comer. Conservar – Diga não ao desperdício”, com a intenção de sensibilizar as pessoas sobre a importância do melhor aproveitamento de alimentos e o impacto que a mudança de comportamento pode ter sobre os recursos naturais envolvidos na produção. No planeta, informou Ana Paula, a produção de comida ocupa 25% das terras habitáveis e responde por 70% do consumo de água doce, 80% do desflorestamento e 30% das emissões dos gases de efeito estufa.

A deputada também lamentou que, ao desperdiçar alimentos, a população perde também todos os recursos utilizados na produção. No caso do leite, exemplificou, para cada litro produzido são necessários mil litros de água. “Muito do que se planta é perdido na cadeia produtiva – na colheita, no transporte, no armazenamento, no processamento, depois no varejo e no processo culinário. Em média, 20% do que se adquire para alimentação familiar são desperdiçados. Significa a perda de um bilhão de dólares por ano, ou o suficiente para alimentar 500 mil famílias”, acrescentou.
Ana Paula ainda manifestou preocupação com os reflexos da degradação ambiental sobre a saúde e a qualidade de vida das pessoas. “Estamos vivenciando, diariamente, mudanças climáticas, destruição de recursos naturais e o consequente descréscimo da felicidade da população. Há um aumento significativo de doenças como a depressão”, disse.

Duplicação da BR-470
Ainda no plenário, a deputada Ana Paula comemorou a liberação da licença ambiental para a duplicação da BR 470, no trecho entre Navegantes e Indaial, no Vale do Itajaí. “Foi um compromisso que a presidente Dilma assumiu e está se empenhando para concretizar este que é um sonho antigo de toda a população da região”, frisou. De acordo com ela, a assinatura da ordem de serviços deve acontecer nas próximas semanas.
A duplicação dos primeiros 74 quilômetros da BR 470, entre Navegantes e Indaial, contará com um investimento de R$ 1,7 bilhão do governo federal, recurso contemplado na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A duplicação trecho deste da BR 470 foi dividida em quatro lotes, para agilizar a execução da obra: Lote 1 (Navegantes/BR 101 – Luis Alves/divisa Ilhota), Lote 2 (Ilhota – Gaspar), Lote 3 (Gaspar – Blumenau) e Lote 4 (Blumenau – Indaial).


 

Voltar