Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/02/2016 - 15h35min

Evento debate mecanismo de combate e prevenção à tortura em SC

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch

Estado catarinense ainda não tem legislação sobre o tema e está fora do Sistema Nacional de Combate à Tortura

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, por meio do Comitê Pró-Sistema de Prevenção e Combate à Tortura de Santa Catarina, promove nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, evento para tratar da inclusão do Estado no Sistema Nacional de Combate à Tortura. Cerca de 30 entidades sociais e representantes de órgãos governamentais e do Judiciário são esperados.

O evento tem início às 8 horas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com a abertura e  lançamento do livro Questões fundamentais para prevenção à tortura no Brasil, organizado pela Coordenação Geral de Combate à Tortura (CGCT), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O evento segue pela manhã e à tarde, quando ocorreram mesas de discusões que vão tratar dos Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura  e a  Articulação entre CGCT e Comissão Pró-sistema de Prevenção e Combate à Tortura em SC.

SC sem legislação
Santa Catarina é um dos poucos estados da federação que ainda não aderiu ao Sistema Nacional de Combate à Tortura, criado por lei federal em 2013. Para isso, é preciso que o governo do Estado envie projeto de lei ao Legislativo. "Queremos que o governo do Estado envie projeto criando a legislação específica para aderir ao sistema e os mecanismos necessários. São muitas as denúncias de violações de direitos  que não encontram amparo legal para uma efetiva investigação. Cidadãos catarinenses ficam reféns de violências do Estado e da sociedade", afirma o deputado Dirceu Dresch (PT), que preside a Comissão de Direitos Humanos.

O sistema de prevenção, por meio de um comitê estadual,  visa computar dados estatísticos dessa realidade, propor ações e políticas públicas para que seja possível intervir diante de situação de tortura e violência, explica o deputado.

Veja a programação

8h – Abertura

08h30 – Lançamento do livro Questões fundamentais para prevenção à tortura no Brasil - Karolina Alves Pereira de Castro (CGCT)

09h30 – Debate

10h – Coffee-break

10h15 – Desafios e perspectivas para atuação do Comitê e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura 

12h – Almoço

13h – Articulação entre CGCT e Comissão Pró-sistema de Prevenção e Combate à Tortura em SC

16h – Encerramento

 

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch - PT/SC
(48) 9944 0190 / (48) 3221 2628

Voltar