Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/11/2017 - 10h29min

Evento dos 50 anos da Coopervil recebe o deputado Natalino Lázare

Imprimir Enviar

A Cooperativa Agropecuária Videirense (Coopervil) completou 50 anos de história e contou com a participação do deputado Natalino Lázare, representando a Assembleia Legislativa, no evento de celebração, realizado na última quarta-feira, 8, em Videira.

Advinda da antiga Associação Rural de Videira, a Coopervil, atua em todo o Alto Vale do Rio do Peixe e atravessou vários períodos de turbulência econômica, porém, nos últimos 30 anos, se estruturou e solidificou e hoje representa importante apoio aos produtores rurais da região, atuando na área de fruticultura com sua indústria de vinho e sucos de uvas, recebimento e comercialização de grãos, suinocultura, leite e insumos agrícolas.

“Sinto-me honrado em participar deste momento tão especial para o cooperativismo catarinense. Seu trabalho é pautado na melhoria de vida e no progresso das famílias de produtores rurais e toda esta trajetória, com toda certeza, foi construída através da união, força, responsabilidade e comprometimento que hoje tem Luiz Vicente Suzin como presidente”, enaltece o deputado Natalino.

Na oportunidade, o parlamentar destacou o trabalho em busca de soluções para melhorar a eletrificação rural, enfatizou as ações para a implantação do programa do Biogás e ressaltou a importância da criação do Vale das Frutas para o desenvolvimento econômico da região.

Trejetória
Em 8 de novembro de 1967, um grupo de 142 produtores resolveu unir forças e trabalhar por um bem comum defendendo os interesses da classe. O primeiro presidente fundador foi José Rettore e a primeira sede ficava na Rua do Comércio em Videira. Em 1980, foi construída a nova sede que até hoje se situa na Av. Dom Pedro II. No início um barracão foi erguido com ajuda de associados em forma de mutirão. Nos anos de 90, o local já contemplava as instalações da Loja Agropecuária, Posto de Combustíveis, a Administração e Supermercado.

Com o passar do tempo, muitas histórias de sucesso foram protagonizadas pela Coopervil, mas também muitas dificuldades surgiram, sendo a última em 1989, quando por decisão dos associados, o presidente da época deixa seu cargo, assumindo Luiz Vicente Suzin que até hoje está à frente desta história de sucesso. Impulsionada pelo progresso e desenvolvimento tecnológico, muitas mudanças vieram a somar: sedes novas, filiais instaladas, reforma do pavilhão industrial, modernização das instalações de todas as unidades e parcerias de sucesso.

A Coopervil hoje dispõe de uma linha variada de produtos como suínos, grãos, fábrica de rações, lojas agropecuárias, supermercado, postos de combustíveis, central de inseminação, setor de leite e uma indústria de sucos, vinhos e espumantes. Atualmente congrega 1.700 associados, 240 funcionários, 9 filiais em Videira, Tangará, Iomerê, Arroio Trinta, Salto Veloso, Caçador, Rio das Antas, Fraiburgo e Lebon Régis e prevê um faturamento em 2017, de R$ 250 milhões.

Voltar